TELECOM

Frente ao 5G, entidade mundial lança diretrizes para massificar o Wi-Fi 6

Por Roberta Prescott* ... 10/07/2019 ... Convergência Digital

Em preparação para a iminente liberação da tecnologia Wi-Fi de próxima geração no fim deste ano, a Wireless Broadband Alliance (WBA) lançou um white paper que fornece diretrizes de implantação de Wi-Fi 6 em diversos cenários possíveis.  

A WBA alerta que, globalmente, a dependência de Wi-Fi continua a crescer exponencialmente, impulsionada por vários fatores, tais como o número de dispositivos Wi-Fi no mundo, chegando a 9 bilhões e a geração de mais de 33 bilhões de exabytes de tráfego IP, que, em 2022, crescerá para mais de 63 bilhões de exabytes de tráfego IP, uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 23%.

O Wi-Fi é a principal tecnologia de acesso na maioria das residências com banda larga, com 76% das residências dos Estados Unidos usando Wi-Fi como a principal conexão de banda larga. A implantação de Wi-Fi 6 pode atenuar algumas das dificuldades de crescimento que o Wi-Fi está enfrentando, garantindo que as operadoras, empresas e fornecedores atendam aos importantes acordos de nível de serviço (SLAs). 

O white paper da WBA propõe diretrizes para garantir os SLAs em torno da largura de banda, taxa de transferência, latência, priorização de tráfego e vários outros fatores. O documento também fornece diretrizes para planejamento e projeto de RF, levando em consideração fatores como direção de banda, MU-MIMO e ajuste para implantações de alta densidade que exigem maior capacidade. Além disso, aborda maneiras pelas quais as implantações do Wi-Fi 6 podem oferecer mobilidade contínua e compatibilidade retroativa com a tecnologia de geração de Wi-Fi anterior.

Em nota, o Tiago Rodrigues, gerente-geral da WBA, destacou que, desde a sua criação, há 20 anos, o Wi-Fi se tornou uma expectativa fundamental para os consumidores e empresas. A demanda global por Wi-Fi não só continua inabalável, mas as operadoras em todo o mundo estão ampliando as redes 5G, e as autoridades governamentais em todo o mundo estão se preparando para abrir o espectro de 6 GHz para o tráfego Wi-Fi, continuou. 

O documento fornece vários cenários de implantação para o Wi-Fi 6, incluindo locais públicos, estádios, unidades residenciais e de várias residências, a Internet das Coisas (IoT) e WLANs empresariais.  Baixe aqui o documento. 

*Com informações da WBA(Wireless Broadband Alliance)


Veja edição 12 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 12
Especial 20 Anos de Internet no Brasil


Há 20 anos os provedores de Internet escrevem suas histórias no País. A trajetória não foi nada fácil. Houve decisões políticas e econômicas significativas. Infraestrutura, modelo de negócios e fidelização de clientes foram relevantes no passado e continuam sendo no presente. Ao longo de duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.

Clique aqui para ver outras edições

Começa a valer cadastro que bloqueia telemarketing das teles

A partir deste 16/7, será possível inscrever números no cadastro ‘Não Me Perturbe’. Promessa da Anatel é que em 30 dias os inscritos não receberão mais chamadas promocionais das operadoras de telecom.

Imposto zero para IoT está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

Deputado Federal, Paulo Ganime (Novo/RJ), diz que o projeto de Lei 7656/2017, corrige uma distorção - a cobrança de FISTEL para os dispositivos IoT.

Governo autoriza aumento de capital da Telebras de R$ 1,17 bilhão

Montante é reflexo dos aportes autorizados em 2015, 2016, 2017 e 2018, quando a estatal estava ainda em acerto financeiro do satélite geoestacionário de defesa e comunicações. 

Comissão aprova prazo de seis meses para instalação de bloqueador de celular em presídios

Relator do projeto retirou o dispositivo que condicionava as novas outorgas de telecomunicação à instalação, ao custeio e à manutenção dos bloqueadores pelas prestadoras.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G