GOVERNO

Reciclagem: MCTIC lista plano de IoT e conexões do Gesac em metas de 200 dias

Luís Osvaldo Grossmann ... 18/07/2019 ... Convergência Digital

Governo novo, etiquetas novas. E no campo das TICs não é diferente. Embora o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ainda não conte com os recursos necessários para fechar as contas, especialmente para pagar bolsas de pesquisa, listou entre as metas conquistadas nos primeiros dois dias de governo novidades do calibre do plano nacional de IoT e as conexões via satélite do programa Gesac. 

“São da competência do MCTIC a entrega de três metas: os programas Norte Conectado e Nordeste Conectado e a publicação do decreto que implementa o Plano Nacional de Internet das Coisas”, destacou a pasta em comunicado divulgado nesta quinta, 18/7. 

Embora tenham recebido selos de ‘Norte’ e ‘Nordeste Conectado’, tratam-se dos pontos de conexão via satélite (por meio da Telebras), contratados há dois anos, instalados em escolas públicas. Nas contas do MCTIC, até aqui foram 4.532 pontos no Nordeste e 1.753 pontos no Norte. 

Também vale como conquista para 200 dias de governo a publicação do Decreto 9.854, que traz o chamado plano nacional para a internet das coisas. O texto já era conhecido do setor, a começar pela recriação da Câmara de IoT – que existe desde 2014. Mas seu ponto mais importante é o tratamento fiscal para a IoT, com redução significativa do Fistel cobrado das conexões máquina a máquina e um conceito que permitirá aos serviços de IoT escaparem do ICMS. 


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

ABES: Software cobra transparência do ministério da Economia

Para o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Software, Rodolfo Fücher, o veto à prorrogação da desoneração da folha chega em um momento onde a inadimplência aumenta e da falta de crédito.País caiu para 10º no ranking mundial de software.

Governo segue com privatização de Serpro, Dataprev e Telebras para 2021

O secretário de desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, disse que não há mudança de planos do governo Bolsonaro, mesmo com o papel desempenhado pelas estatais de TI na pandemia, e está mantido o plano de vender 12 estatais no ano que vem.

Projetos estratégicos de TIC dependem do ajuste fino entre os 'novos' MCTI e Minicom

No 'novo' MCTI, ficam políticas de inovação, entre elas,  Inteligência Artificial. O Minicom assume a política de Telecom e a radiodifusão.

TSE manda Dataprev parar de usar dados da Justiça Eleitoral para avaliar auxílio emergencial

Pedido foi feito de forma oficial pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Roberto Barroso. A alegação é que os BDs não informam o exercício de mandato eletivo.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G