GOVERNO

Reciclagem: MCTIC lista plano de IoT e conexões do Gesac em metas de 200 dias

Luís Osvaldo Grossmann ... 18/07/2019 ... Convergência Digital

Governo novo, etiquetas novas. E no campo das TICs não é diferente. Embora o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ainda não conte com os recursos necessários para fechar as contas, especialmente para pagar bolsas de pesquisa, listou entre as metas conquistadas nos primeiros dois dias de governo novidades do calibre do plano nacional de IoT e as conexões via satélite do programa Gesac. 

“São da competência do MCTIC a entrega de três metas: os programas Norte Conectado e Nordeste Conectado e a publicação do decreto que implementa o Plano Nacional de Internet das Coisas”, destacou a pasta em comunicado divulgado nesta quinta, 18/7. 

Embora tenham recebido selos de ‘Norte’ e ‘Nordeste Conectado’, tratam-se dos pontos de conexão via satélite (por meio da Telebras), contratados há dois anos, instalados em escolas públicas. Nas contas do MCTIC, até aqui foram 4.532 pontos no Nordeste e 1.753 pontos no Norte. 

Também vale como conquista para 200 dias de governo a publicação do Decreto 9.854, que traz o chamado plano nacional para a internet das coisas. O texto já era conhecido do setor, a começar pela recriação da Câmara de IoT – que existe desde 2014. Mas seu ponto mais importante é o tratamento fiscal para a IoT, com redução significativa do Fistel cobrado das conexões máquina a máquina e um conceito que permitirá aos serviços de IoT escaparem do ICMS. 


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Resolução abre estudos para privatização de Serpro e Dataprev

Quase um mês depois da decisão anunciada, Conselho do Programa de Parceria de Investimentos determina a análise, que deve ficar com o BNDES, “de alternativas de desestatização ou parceria com a iniciativa privada”.

Entidades de TI se mobilizam contra aumento de imposto para serviços

Proposta da Reforma Tributária, em discussão no governo, poderá causar um incremento de 11 pontos percentuais na tributação dos serviços, reclamam a Fenainfo e a Feninfra.

Congresso debate impacto das TICs no futuro do Brasil

Câmara e Senado vão promover um fórum para discutir temas como inteligência artificial, propriedades de dados pessoas, cidades inteligentes e internet das coisas. "Os dados pessoais serão o ativo mais importante de um País", afirmou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Privatização da Telebras e perda da soberania antagoniza deputados e Governo

Enquanto representantes do governo Bolsonaro afirmam que 'é cedo' para discutir o impacto real da possível venda da estatal, parlamentares da CCTI da Câmara, entre eles, o deputado Luis Miranda, do DEM/DF, criticam a decisão por interferir em dados sensíveis ao Estado.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G