INOVAÇÃO

Brasileiros criam o Tria, que une blockchain à IA para saúde

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, de Curitiba, PR ... 22/08/2019 ... Convergência Digital

Uma multiplataforma que usa o blockchain como ferramenta de segurança para os dados pessoais e a inteligência artificial para fazer a coleta automática dos dados de saúde, com a autorização do usuário para reunir o histórico de saúde. Esse é o Tria, criado pela brasileira 4H Tecnologia de Saúde, empresa nascente no laboratório de software da PUC Rio de Janeiro.

"Em uma analogia é um dropbox dos dados históricos de saúde para serem compartilhados como um facebook para assegurar que as pessoas possam ter os seus dados históricos reunidos para facilitar o atendimento de saúde. Não basta armazenar, porém, tem de compartilhar, e vem daí o conceito do Facebook. O usuário permite compartilhar com um filho, com quem quiser para que os dados sejam liberados", relata um dos desenvolvedores do Tria, Alex Lucena..

Em latim, Tria significa três, é um triângulo do usuário, médico e fornecedores para permitir a gestão dos dados de saúde e está disponível, ainda de forma gratuita, nas plataformas Apple e Android. "Mais à frente, vamos ter uma modalidade premium paga", conta Lucena, que participou do MyInova Summit 2019, que acontece esta semana, em Curitiba

O sócio da 4H Tecnologia em Saúde reconhece que os dados de saúde são dados sensíveis, mas a tecnologia reforça a segurança da informação. No caso do Tria, o blockchain foi usado para assegurar a privacidade dos dados. "Só assim podemos pensar no Tria para mercados como dos Estados Unidos", afirma. Assistam a entrevista com o sócio da 4H Tecnologia em Saúde, Alex Lucena.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Projetos inovadores de todo o Brasil poderão receber até R$ 200 mil

Conecta Startup Brasil seleciona 100 equipes de empreendedoras e startups em estágio inicial. Não há a exigênica de CNPJ.

China diz que terá criptomoeda semelhante à Libra do Facebook

O vice-diretor do departamento de pagamentos do Banco Popular da China, Mu Changchun, diz que a moeda virtual vai proteger a soberania cambial do País. A criptomoeda pode ser usado no WeChat e no Alipay, do Alibaba.

Mão de obra é o gargalo para fazer tecnologia e inovação no Brasil

Fazer com que os jovens fiquem atraídos pela tecnologia e pelas engenharias é obrigação na jornada digital, adverte o presidente da Assespro Paraná, Adriano Krzyuy. "Temos poucas pessoas capacitadas. Precisamos mudar esse quadro logo", lamenta.

CGI.br quer ser orquestrador da inovação no Brasil

"A nossa intenção é ser uma ponte entre os laboratórios da academia, as startups e as empresas. Essa articulação nacional é necessária", diz Henrique Falhaber.

Empreendedorismo exige coragem, foco, resiliência e persistência

"O esporte de alta performance é muito semelhante a uma startup. Ele exige autoresponsabilidade e autodisciplina e uma ousadia em arriscar", observa o medalhista olímpico, Thiago Pereira.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G