Convergência Digital - Home

RNP vai abrir edital para credenciar fornecedores de IaaS

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 29/08/2019

Em processo de transformação digital, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa mantém o projeto de oferecer serviços baseados em computação em nuvem para a comunidade acadêmica. E nesse processo vai abrir em setembro um edital para qualificar fornecedores de infraestrutura como serviço que tenham interesse na oferta a partir da plataforma da RNP, NasNuvens. 

“As redes acadêmicas mais avançadas no mundo já oferecem serviços em nuvem. Agora nos preparamos de fato para entender nosso papel como broker, promovendo ofertas de diversos tipos de serviços dentro da nossa comunidade. Existem instituições que já desenvolveram plataformas, ou que tem infraestruturas que podem colocar à disposição de outras. Mas vamos principalmente trazer o que o mercado tem para oferecer e que representa redução significativa de esforço e de custo”, afirma o diretor de serviços e soluções da RNP, José Luiz Ribeiro. 

Até aqui a plataforma oferece serviços gratuitos, especialmente por meio de acordo de SaaS com a Microsoft sobre o Office 365. O próximo acordo no campo do software como serviço é com a Google, para o G Suite, e a RNP já costura entendimento semelhante com a AWS – todos fornecedores com plataformas específicas para educação. 

“Fechamos parcerias com Microsoft e Google e estamos conversando com a AWS na camada de software como serviço. Mas estamos nos preparando agora, vamos lançar em setembro, um edital para que essas empresas, e outras do mercado, ofereçam um catálogo de infraestrutura como serviço de forma que o usuário nosso, gestor de TI ou pesquisador, possa através do nosso Marketplace fazer as escolhas e contratar os serviços que estão no catálogo”, explica o diretor da RNP.

A próxima etapa são os serviços pagos, o que envolveu um aprendizado de cobrança, novidade para a RNP. Paralelamente, haverá ampliação de capacidade da rede com a substituição dos backbones da Oi pelos cabos OPGW do setor elétrico. “Estamos investindo pesado na ampliação da rede e é natural que a gente possa agregar valor a essa infraestrutura”, destaca Ribeiro. 

“Nossa expectativa é que a partir do final do primeiro trimestre de 2020 a gente esteja em condições de fazer todo o processo de aquisição, faturamento, cobrança pelos serviços de nuvem que forem contratados. Não excluímos a oferta de serviços através do fomento, mas agregamos essa nova modalidade de venda de serviços.” Assista a entrevista com José Luiz Ribeiro feita no Forum RNP, evento realizado em Brasília.


Destaques
Destaques

Brasil investe menos que o mundo em proteção de dados na nuvem

No País, 56% das empresas alocaram verba em novas soluções para lidar com a proteção de dados em nuvem nos próximos 12 meses. No mundo, esse percentual está em 70%.

Prefeitura do Rio e TIM fecham parceria por big data no combate ao Covid-19

Informações coletadas vão auxiliar no controle do vírus, já que permitem implantar medidas que facilitem a tomada de decisões. Plataforma já foi utilizada na Copa do Mundo de 2014 e usa apenas dados anonimizados.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como gerenciar o caos da estratégia multicloud

Por Ivan Marzariolli*

Os gestores precisam de uma solução para atenuar os riscos de uma arquitetura multicloud e desafios operacionais, o que pode inclusive melhorar o compliance, a precisão e as necessidades de DevOps e SecOps, reduzindo o estresse na equipe de TI.

Segurança em nuvem na era da LGPD

Por Raul Leite*

Quando falamos de proteção da nuvem, as organizações devem ter em mente uma série de estratégias. A começar pela escolha minuciosa do provedor de serviços, que precisa estar preparado para os novos compromissos de privacidade. Também é necessário certificar se o armazenamento dos dados é feito de modo criptografado quando necessário pelo nível de sigilo da categorização de um dado.



Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site