INOVAÇÃO

ITI instala segundo relógio de césio e avança para integração da ICP-Brasil à UTC

Convergência Digital* ... 29/08/2019 ... Convergência Digital

A segunda unidade do relógio de césio, que marca com alta precisão a oscilação do tempo, foi instalada na Entidade de Auditoria do Tempo – EAT da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. A inclusão de mais um equipamento proporcionará o aprimoramento tecnológico e a integração da EAT ICP-Brasil à rede do Tempo Coordenado Universal - UTC, tornando o serviço internacionalmente reconhecido.

O equipamento está sendo programado pela equipe técnica da Coordenação-Geral de Operações do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI e entrará em funcionamento ainda esta semana, gerando uma escala de tempo rastreável e auditável com ainda mais precisão, escalabilidade, disponibilidade e segurança.

"O relógio de césio é extremamente preciso. A partir da sua instalação, a ICP-Brasil passa a ser uma das principais referências de tempo no mundo. Vamos integrar a UTC em mais um avanço do nosso governo para uma Infraestrutura de Chaves Públicas mais moderna para o Brasil", enfatizou o diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz.

A EAT possibilita o pleno funcionamento da Rede de Carimbo de Tempo – RCT da ICP-Brasil, tecnologia que atesta a data e a hora exatas em que um documento foi criado ou recebeu a assinatura digital, ou seja, um carimbo do tempo aplicado a um documento eletrônico é uma evidência que ele foi criado antes da data registrada. Os carimbos do tempo são emitidos pelas Autoridades de Carimbo do Tempo, cujas operações são devidamente documentadas e periodicamente auditadas pela EAT.

Além de constar do carimbo do tempo emitido pelas entidades credenciadas pela ICP-Brasil, o tempo e frequência são utilizados, por exemplo, na área de telecomunicações, no mercado financeiro (para garantir precedência na negociação de ações em transações de alta frequência). A precisão no registro de data e a hora na emissão de um documento eletrônico é de relevante estratégia em termos geopolíticos.

Para promover as adequações necessárias e adquirir o reconhecimento internacional, o ITI terá apoio do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. As instituições assinaram Acordo de Cooperação, em 2018, para possibilitar a ação conjunta.

Desde 1967 o BIPM (Bureau international des poids et mesures – Escritório Internacional de Pesos e Medidas, órgão mundial responsável pelas definições de grandezas físicas e metrologia) define o segundo com base na medição de osciladores de alta precisão, como: "a duração de 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133." O oscilador de alta precisão é a fonte primária de frequência mais usada mundialmente por possuir estabilidade e precisão suficientes para ser utilizada como uma fonte confiável de tempo de longa duração.



Cloud Computing
Universidade de Nova York escolhe empresa brasileira para projeto de nuvem

Plataforma desenvolvida pela Radix garante segurança de informações confidenciais e é usada por diferentes agências norte-americanas para abrigar mais de 50 bases de dados confidenciais, em todos os níveis do governo dos Estados Unidos.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Economia digital: Governo precisa de um programa de atração dos jovens

Reeleito para um novo mandato - até 2021, para a presidência da Softex, Ruben Delgado, diz que, hoje, a insegurança jurídica é o maior gargalo para o empreendedorismo no Brasil.

Projetos inovadores de todo o Brasil poderão receber até R$ 200 mil

Conecta Startup Brasil seleciona 100 equipes de empreendedoras e startups em estágio inicial. Não há a exigênica de CNPJ.

China diz que terá criptomoeda semelhante à Libra do Facebook

O vice-diretor do departamento de pagamentos do Banco Popular da China, Mu Changchun, diz que a moeda virtual vai proteger a soberania cambial do País. A criptomoeda pode ser usado no WeChat e no Alipay, do Alibaba.

Mão de obra é o gargalo para fazer tecnologia e inovação no Brasil

Fazer com que os jovens fiquem atraídos pela tecnologia e pelas engenharias é obrigação na jornada digital, adverte o presidente da Assespro Paraná, Adriano Krzyuy. "Temos poucas pessoas capacitadas. Precisamos mudar esse quadro logo", lamenta.

CGI.br quer ser orquestrador da inovação no Brasil

"A nossa intenção é ser uma ponte entre os laboratórios da academia, as startups e as empresas. Essa articulação nacional é necessária", diz Henrique Falhaber.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G