GOVERNO » Compras Governamentais

Dataprev nega vazamento de dados e descarta suspender compra de biometria

Luís Osvaldo Grossmann ... 06/09/2019 ... Convergência Digital

Em resposta ao Idec, que notificou a Dataprev para suspender um processo de compra de solução de biometria, por temer os riscos de vazamentos de dados, a estatal descartou a medida. Alegou que possui segurança “robusta”, com datacenters top de linha e que não pode ser acusada por fraudes de vazamentos de dados de beneficiários do INSS. 

“A Dataprev informou que conta com um robusto sistema de segurança e proteção de informações” e que “os data centers da empresa foram implementados observando os mais altos padrões tecnológicos (...) possuindo o selo de qualidade TIER 3”, diz a empresa, em nota. 

O Idec quer evitar o uso da biometria sob alegação de que os dados de aposentados e pensionistas já são alvo de recorrentes vazamentos e que isso se deve a “vulnerabilidade da segurança das informações sob responsabilidade da Dataprev”.

Na resposta ao instituto de defesa do consumidor, a Dataprev rejeita o argumento. “Não é razoável atribuir o vazamento de dados de beneficiários do INSS a possíveis falhas de soluções tecnológicas da Dataprev, pois - como se demonstrou –, a empresa garante os níveis necessários de segurança às informações gerenciadas. Se há eventuais vazamentos de dados e fraudes, trata-se de casos pontuais e específicos de desvio de conduta ética, que são alvo de enfrentamento pelas autoridades competentes, dentre elas o Ministério Público e a Polícia Federal”.

Responde, assim ,que “não vislumbra impedimentos à continuidade da preparação da licitação para contratação de solução de tecnologia de multibiometria”, processo em fase de consulta pública – a empresa recebeu cotações de preços de fornecedores para a preparação de um futuro edital. 

“A contratação da solução tem como objetivo possibilitar o uso de biometria digital e facial para a realização da prova de vida pelos 35 milhões de beneficiários do INSS. Aatualmente, a comprovação é obrigatória e feita anualmente. Com a tecnologia, os idosos poderão cumprir a exigência sem precisar se deslocar até uma agência bancária”, completa a Dataprev.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Entidades de TI se mobilizam contra aumento de imposto para serviços

Proposta da Reforma Tributária, em discussão no governo, poderá causar um incremento de 11 pontos percentuais na tributação dos serviços, reclamam a Fenainfo e a Feninfra.

Congresso debate impacto das TICs no futuro do Brasil

Câmara e Senado vão promover um fórum para discutir temas como inteligência artificial, propriedades de dados pessoas, cidades inteligentes e internet das coisas. "Os dados pessoais serão o ativo mais importante de um País", afirmou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Privatização da Telebras e perda da soberania antagoniza deputados e Governo

Enquanto representantes do governo Bolsonaro afirmam que 'é cedo' para discutir o impacto real da possível venda da estatal, parlamentares da CCTI da Câmara, entre eles, o deputado Luis Miranda, do DEM/DF, criticam a decisão por interferir em dados sensíveis ao Estado.

Zona Franca reivindica prazo máximo de 180 dias para a concessão de PPB

O prazo de concessão do benefício fiscal tem sido, em média, de dois anos, conforme dados apurados junto à Suframa. Situação da Zona Franca ganha contornos estratégicos com o prazo apertado para fazer a revisão obrigatória da Lei de Informática.

Bolsonaro reduz impostos sobre jogos eletrônicos. Zona Franca reage

As alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre consoles e máquinas de jogos de vídeo, partes e acessórios que variavam de 20% a 50%, foram reduzidas para 16% a 40%.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G