NEGÓCIOS

Setor de TI cresce e contrata mais em 2018

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/09/2019 ... Convergência Digital

A nova edição do Censo das empresas de TIC no Brasil, realizado pela Assespro nacional e pela Federação Ibero-Americana das Entidades de Tecnologia da Informação (Aleti), mostra o mercado nacional de tecnologia fugindo da crise econômica, avançando em faturamento e aumentando as contratações. 

De acordo com a 6ª edição do Censo, enquanto em 2015 apenas 25% das empresas pretendiam ampliar o quadro de colaboradores em 10% ou mais, no ano passado esse percentual passou para 40% das empresas. Os investimentos de até R$ 30 mil passaram de 12% para 20% do total. Já a faixa de R$ 30 milhões a R$ 300 milhões cresceu de 34% para 41%.

Além disso, das 469 empresas que participaram da pesquisa, quase 70% fatura até R$ 5,4 milhões ao ano, tendo crescido o número de companhias que faturam entre R$ 1,8 milhão e R$ 5,4 milhões. Em 2018, elas representavam 32% do total, contra 25% em 2017.

“A primeira questão que fica evidenciada na pesquisa é que se confirmou a retomada que o setor tinha apresentado em 2017. Esse é o fator mais importante, que se apresenta tanto na receita como na contratação de mão de obra”, avalia o coordenador da pesquisa e diretor da Assespro Nacional, Roberto Mayer. “Como a necessidade de investimento é menor, o setor de TICs se adapta e reagem mais rapidamente”, completa. 

O Censo também indicou que os aportes em pesquisa, desenvolvimento e inovação também mostraram essa reação. Segundo o levantamento, passou de 33% para 41% a fatia das empresas do setor que investem mais de 4% em P&D. No entanto, cerca de um quarto do mercado, 24% das empresas, não investiu nada em pesquisa em 2018. 

Uma outra constatação da pesquisa é uma redução nas exportações. Segundo a Assespro, indicação de que houve uma procura mais intensa de alternativas no mercado externo durante o pior período de crise no Brasil. Mas com alguma recuperação da TI, o setor voltou a se concentrar mais no mercado interno. 

“Nesse período de crise, tivemos uma preocupação maior das empresas em trabalhar com exportações. Mas os resultados de 2018 mostram que o número de empresas exportadoras diminuiu, voltou aos níveis de 2013, 2014. Parece que o esforço para conquistar mercado externo foi mais um paliativo da crise, não um objetivo de longo prazo. E do ponto de vista estratégico isso é uma coisa complicada”, adverte Mayer. 


Cloud Computing
B.blend usa Einstein Analytics, da Salesforce, para incrementar vendas

Criadora da primeira máquina de bebidas em cápsula all.in.one do mundo, empresa, que é uma joint-venture da Whirpool com a Ambev, aumentou o volume de cápsulsa vendidas por SMS e e-mail em até 170%.

#apoieojornalismoespecializado é prorrogada até 31 de julho

Campanha foi estendida como agradecimento aos apoiadores: ABERT, ABES, Abinee, Abranet, Abratel, Abrint, ABTA, Algar, Assespro, Associação Neo,Brasscom, Brisanet, Cisco, Claro, Commscope, CPQD, Embratel Claro, Ericsson, F5, Feninfra, Fitec, Futurecom 2020, Highline, Huawei, Infobip, Intel, Kryptus, Mercado Livre, mobi2buy, PadTec,
Positivo Tecnologia, NIC.br, Oi, RNP, SAS, SindiTelebrasil, Stefanini,
Surf Telecom, Sky, Take, TelComp, TIM ,  Vero Internet, Viasat, Vivo e WDC Networks. 
A #apoieojornalismoespecializado une os veiculos - Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside. Participe. Venha fazer parte do time que apoia o jornalismo especializado.

Stone que ir além das 'máquininhas', mas demite 1.300 para enfrentar crise do Covid-19

Empresa de meio de pagamentos quer investir em serviços financeiros e em ferramentas de vendas online. Em abril, a companhia, em parceria com o Grupo Globo, lançou a TON, voltada para trabalhadores autonômos.

Covid-19 fez produção da indústria eletroeletrônica recuar 9,1% em março

Abinee adverte que no mês de abril haverá uma nova queda, provavelmente ainda mais aguda, por conta das medidas de isolamento social.

#apoieojornalismoespecializado

Ação inédita une o Convergência Digital, o Mobile Time, o Tele.síntese, o Teletime e a TI Inside para uma campanha integrada para chamar a atenção para a relevância e o papel do jornalismo especializado setorial. O movimento é para financiar os esforços jornalísticos durante esse período de pandemia de Covid-19. Saiba quais são as empresas que já aderiram à nossa iniciativa e estão ajudando o jornalismo especializado.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G