NEGÓCIOS

Prefeitura de São Paulo vira autoridade de certificação digital

Convergência Digital* ... 11/09/2019 ... Convergência Digital

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, é o primeiro órgão público do país a tornar-se Autoridade de Registro para a emissão de Certificação Digital de seus servidores. A iniciativa pioneira, viabilizada por meio de acordo de cooperação técnica com a empresa Safeweb, permite a assinatura de documentos em meio eletrônico com mais agilidade e segurança.

A medida moderniza a gestão da cidade e dá autonomia à Prefeitura de São Paulo gerando economia de cerca de R$ 360 mil aos cofres públicos, anualmente. A administração municipal demanda, anualmente, 1.200 certificados digitais utilizados por servidores das áreas administrativas e de execução orçamentária, além de chefes de gabinete e responsáveis por transações com sistemas externos (governos federal e estadual), para atividades como a assinatura de documentos pela internet, o envio de declarações e o login seguro em ambientes virtuais.

Arquivo que funciona como uma assinatura eletrônica ou identidade virtual, o Certificado Digital tem validade jurídica e assegura a integridade das informações e a proteção às transações de dados, documentos e outros serviços via internet. Fornece a identificação segura e inequívoca do autor, conforme regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil / Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

“Estamos utilizando a tecnologia para inovar na administração pública, economizar recursos, agilizar os processos e garantir mais eficiência ao governo. Toda a cidade se beneficia de forma direta ou indireta – seja pelos processos mais ágeis e a tomada eficaz de decisão, ou pela economia de recursos que podem ser destinados a outras áreas prioritárias”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

A Prefeitura de São Paulo está dando fim ao uso de papel em seus processos administrativos. A estimativa é de que, em breve, 100% dos órgãos do município façam a gestão e a movimentação de todos os seus processos eletronicamente. O projeto representa uma economia estimada de, no mínimo, R$ 2 milhões por ano aos cofres públicos apenas com material de escritório e permite a redução drástica dos prazos para tramitação - de 50% a 90% menores, conferindo agilidade e transparência ao andamento dos processos. Atualmente, 99% dos processos recebidos já são autuados em ambiente digital.  A administração municipal recebe cerca de 340 mil novos processos por ano.


Cloud Computing
Google abre temporada de cursos gratuitos sobre nuvem

Cloud Onboard seguirá até 30 de julho. No ano passado, evento reuniu mais de 2 mil pessoas em São Paulo. São temas big data, machine learning e desenvolvimento de aplicações.

#apoieojornalismoespecializado é prorrogada até 31 de julho

Campanha foi estendida como agradecimento aos apoiadores: ABERT, ABES, Abinee, Abranet, Abratel, Abrint, ABTA, Algar, Assespro, Associação Neo,Brasscom, Brisanet, Cisco, Claro, Commscope, CPQD, Embratel Claro, Ericsson, F5, Feninfra, Fitec, Futurecom 2020, Highline, Huawei, Infobip, Intel, Kryptus, Mercado Livre, mobi2buy, PadTec,
Positivo Tecnologia, NIC.br, Oi, RNP, SAS, SindiTelebrasil, Stefanini,
Surf Telecom, Sky, Take, TelComp, TIM ,  Vero Internet, Viasat, Vivo e WDC Networks. 
A #apoieojornalismoespecializado une os veiculos - Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside. Participe. Venha fazer parte do time que apoia o jornalismo especializado.

Stone que ir além das 'máquininhas', mas demite 1.300 para enfrentar crise do Covid-19

Empresa de meio de pagamentos quer investir em serviços financeiros e em ferramentas de vendas online. Em abril, a companhia, em parceria com o Grupo Globo, lançou a TON, voltada para trabalhadores autonômos.

Covid-19 fez produção da indústria eletroeletrônica recuar 9,1% em março

Abinee adverte que no mês de abril haverá uma nova queda, provavelmente ainda mais aguda, por conta das medidas de isolamento social.

#apoieojornalismoespecializado

Ação inédita une o Convergência Digital, o Mobile Time, o Tele.síntese, o Teletime e a TI Inside para uma campanha integrada para chamar a atenção para a relevância e o papel do jornalismo especializado setorial. O movimento é para financiar os esforços jornalísticos durante esse período de pandemia de Covid-19. Saiba quais são as empresas que já aderiram à nossa iniciativa e estão ajudando o jornalismo especializado.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G