GOVERNO

Resolução abre estudos para privatização de Serpro e Dataprev

Convergência Digital ... 18/09/2019 ... Convergência Digital

Quase um mês depois da reunião do Conselho do Programa de Parceria de Investimentos, o Diário Oficial da União traz nesta quarta, 18/9, a então anunciada inclusão de Serpro e Dataprev na relação de empresas que o governo deseja privatizar. 

Para tanto, a resolução do Conselho do PPI, ligado à Casa Civil da Presidência da República, determina a realização de estudos, que deverão ficar à cargo do BNDES, “para avaliação de alternativas de desestatização ou parceria com a iniciativa privada”.

Em todos os casos, justifica o momento em “necessidade de reordenar a posição estratégica do Estado na economia, transferindo à iniciativa privada atividades indevidamente exploradas pelo setor público”, para “permitir que a administração pública federal concentre seus esforços nas atividades em que a presença do Estado seja fundamental para a consecução das prioridades nacionais”.

Caso os estudos indiquem a privatização e sejam aprovados pelo Conselho do PPI, as estatais serão incluídas no Programa Nacional de Desestatização, a partir de então ficando administrativamente subordinadas ao Ministério da Economia. Não há prazo expresso na resolução, mas o governo indica que os estudos devem ser concluídos em seis meses. 


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Salim Mattar e Paulo Uebel deixam o Ministério da Economia

Anúncio foi feito pelo próprio ministro Paulo Guedes. Segundo ele, José Salim Mattar está insatisfeito com o ritmo das desestatizações -em TIC, havia a previsão das vendas do Serpro, Dataprev, Telebras e CEITEC. Já Paulo Uebel, à frente da transformação digital do goveno não teria gostado de a reforma administrativa ser adiada para 2021. 

Serviços digitalizados evitaram 65 milhões de visitas a órgãos públicos

A conta é da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, que considera atos inteiramente online anteriormente realizados somente com presença física do requerente. 

Suspeita de fraude faz Caixa bloquear 1,3 milhão de CPFs no Auxílio Emergencial

Total de contas bloqueadas responde por cerca de 5% dos pedidos aprovados. Para reativar o benefício, o dono da conta bloqueada terá de ir pessoalmente a uma agência e provar a sua identidade.

ABES: Software cobra transparência do ministério da Economia

Para o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Software, Rodolfo Fücher, o veto à prorrogação da desoneração da folha chega em um momento onde a inadimplência aumenta e da falta de crédito.País caiu para 10º no ranking mundial de software.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G