Clicky

INTERNET

Michael Stanton: Lutar pela manutenção da liberdade da Internet é prioridade global

Ana Paula Lobo ... 30/09/2019 ... Convergência Digital

O cientista de redes e ex-diretor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Michael Stanton, foi um dos admitidos no Hall da Fama da Internet. Ele recebeu a homenagem na categoria Conectores Globais, neste sábado, dia 28/09, em evento realizado na Costa Rica. O hall da fama reconhece indivíduos que fizeram "contribuições significativas para o desenvolvimento e a expansão do uso da Internet em uma escala global".

Michael Stanton é o terceiro a receber o reconhecimento da Internet Society em nome do Brasil, depois de Demi Getschko, Conselheiro do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), em 2014; e Tadao Takahashi, o primeiro Coordenador do Projeto RNP, em 2017. Em entrevista ao Convergência Digital, Michael Stanton adverte que, hoje, a missão é a de garantir a característica libertária da Internet, a partir da neutralidade de rede, como forma de evitar a discriminação dos conteúdos.

"Espero que esse princípio que esteve na formação da rede se mantenha pelos próximos 20 anos e que consigamos ampliar ainda mais a integração entre os países, criando novos fluxos globais de informação, como temos trabalhado com o Bella (Building Europe Link to Latin America), a primeira conexão direta entre América Latina e Europa, e com o SACS (South Atlantic Cable System), cabo submarino que liga o Brasil a Angola, inaugurado em 2018. Isso é importante para descentralizar os fluxos de comunicação globais e estimular a produção científica colaborativa. Ter conectividade escalável também é fundamental, para dar suporte à inovação, gerando propostas e soluções para desafios que já são vislumbrados em diversas áreas, como energia, agricultura e saúde", sustentou Stanton.

Ao ser indagado sobre o papel do Brasil e como projeta a Internet para os próximos 20 anos, o cientista de redes ressaltou que o papel da Internet é o de mitigar desigualdades para garantir oportunidades de educação para todos a partir da sua expansão. Para Michael Stanton, o papel do Brasil ao longo das próximas duas déecadas é estreitar cada vez mais os laços com a comunidade acadêmica e criar ambientes de inovação para ter uma rede robusta, que suporte cada vez mais o crescente volume de dados e necessidades da sociedade.

O momento atual da Ciência e Tecnologia no Brasil é preocupante, mas Michael Stanton prefere manter um tom otimista. Segundo ele, há atores do governo e da sociedade empenhados em garantir a atenção e os recursos que as áreas de ciência e tecnologia e educação merecem. "O que considero importante destacar é o quanto a Ciência e a Tecnologia são a base estratégica para o futuro do país, pois resulta em produção de alto valor agregado e gera riqueza econômica, intelectual e social", completa.

Michael Stanton foi um dos 19 premiados pelo Hall da Fama da Internet. Com ele também recebeu a homenagem a norte-americana Kimberly Claffy, pioneira no campo de coleta, medição e análise de dados da Internet.


Revista Abranet 34 . mai/jun/jul 2021
Veja a Revista Abranet nº 34
Redes neutras, Wi-Fi 6, tendências das compras com cartão de crédito, DPO como serviço, Regulamentação de segurança cibernética, dólar e pandemia, Leilão do 5G... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

ABNT vai certificar empresas adequadas à LGPD

Pesquisa mostra que apenas 13% das empresas dizem atender a mais de 80% dos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Para a certificação, a ABNT elaborou uma Lista de Verificação e Conformidade, com os requisitos que fazem parte do procedimento de certificação.

Ação contra Facebook quer R$ 5 mil para cada usuário com dados compartilhados com o WhatsApp

Processo do Instituto Sigilo no TJSP também pede R$ 500 milhões em danos coletivos e medidas que permitam exclusão de dados compartilhados entre os aplicativos do grupo. 

Juízes de SP adotam sistema do NIC.br para resolver conflitos na Internet

Plataforma permite que magistrados peçam respostas ou notas técnicas sobre assuntos da rede tratados em processos judiciais. 

Calúnia, injúria ou difamação em redes sociais tem pena triplicada

Com a derrubada de vetos de Jair Bolsonaro à chamada Lei Anticrime, volta a valer o agravante aos crimes contra honra se "divulgado em quaisquer modalidades das redes sociais". 

STJ decide que condomínios podem impedir aluguel via AirBnB

Maioria divergiu do relator e entendeu que se a convenção prevê uso residencial, não é possível uso como hospedagem remunerada. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G