TELECOM

Equipamentos Wi-Fi 6 estão fora do portfólio das teles nacionais

Por Roberta Prescott ... 03/10/2019 ... Convergência Digital

O novo padrão de redes sem fio, o 802.11ax do IEEE, que ficou conhecido como Wi-Fi 6, vai conviver com as redes de quinta geração (5G). Durante conversa com a imprensa no Cisco Connect Brasil, realizado nesta quinta-feira (03/10) em São Paulo, executivos da fabricante de redes defenderam a complementariedades de Wi-Fi 6 e 5G, principalmente, para criar e fomentar novos modelo de negócios.

“Nossa visão é de que ambas as tecnologia vão conviver e se complementar, com Wi-Fi 6 para uso indoor, quando se estiver parado, dentro de algum lugar, e 5G para quando se estiver em movimento”, disse Malko Saez, da área de redes corporativas da Cisco Brasil.   

Saez salientou que a digitalização impõe novas prioridades, tais como mobilidade, internet das coisas, computação em nuvem e segurança, e que esta nova realidade aumenta a complexidade das redes e exige que a segurança seja tratada de forma holística, desde usuário até a aplicação.  “Atualmente, 95% das configurações de rede são feitas manualmente, o que acaba gerando erros humanos e impactando os negócio; 70% violações de políticas ocorrem devido a erros humanos e 75% orçamento de TI utilizado para operar e gerenciar a rede”, apontou. 

O especialista explicou que Wi-Fi 6 atende aos novos padrões de mercado, entregando uma velocidade de transmissão quatro vezes mais rápida em relação ao padrão atual e com menor latência, maior densidade e menor consumo de energia. “Na ótica de IoT, com milhares de dispositivos conectados ao mesmo, isto faz diferença”, disse

Para Marco Sena, diretor de redes corporativas da Cisco América Latina, o Wi-Fi é um elemento da rede pelo qual se consegue definir as políticas de segurança dentro das redes dos clientes.  A Cisco, acrescentou o especialista, já tem clientes no Brasil usando Wi-Fi 6. Os usuários são empresas de médio e grande portes que estão passando pela atualização da infraestrutura de Wi-Fi.

As operadoras de telecomunicações ainda não compraram os produtos Wi-Fi 6, mas a expectativa é que incorporem a nova versão nos planos de atualização de infraestrutura. Com relação a custo, ele explicou que os dispositivos Wi-Fi 6 chegam ao mercado cerca de 15% mais caro em relação aos equipamentos da versão anterior. 


Internet Móvel 3G 4G
Huawei usa robôs em centro de distribuição no Brasil com uso do 5G industrial

Centro de Distribuição de Sorocaba-SP foi 100% digitalizado e ganhou maior capacidade de transferência de dados e a menor latência da nova geração tecnológica. Fabricante diz que houve um ganho de eficiência de 30%. 

Anatel recria 10 colegiados após extinção por Decreto presidencial

Uso do Espectro, Defesa dos Usuários, Prestadoras de Pequeno Porte, Aferição da Qualidade, Ofertas de Atacado, Acompanhamento de Redes são alguns dos grupos reestabelecidos pela agência. 

Reclamações contra oferta de banda larga crescem 40% com a quarentena da Covid-19

Queixas na Anatel cresceram especialmente a partir de março. No conjunto dos serviços, agência recebeu 1,52 milhão de reclamações entre janeiro e junho. Também houve um aumento de 20% com relação à telefonia móvel.

Oi quer corte de dívida com Anatel por desequilíbrio na concessão

“Tem que fazer um PGMU mais leve para que a gente possa respirar”, defende a diretora regulatória, Adriana Costa. Anatel esclarece que concessão não é sinônimo de lucro garantido. 

Huawei defende reserva de 500 MHz da faixa de 6GHz para as teles

Para o diretor da Huawei Brasil, Carlos Lauria, a reserva técnica é a melhor garantia para aguardar a evolução da tecnologia. "Se der tudo agora, não tem como voltar atrás depois", observa o executivo.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G