Home - Convergência Digital

Cobol, C e Assembler: Linguagens de programação mais vivas do que nunca

Por Roberta Prescott - 08/10/2019

As linguagens de programação que rodam em mainframe chamaram a atenção do programador Diego Matos, que sempre gostou das linguagens mais antigas. Isto o motivou a participar do concurso IBM Master the Mainframe.

"Apesar de, aparentemente, ser uma plataforma difícil de trabalhar, acho que tem muito mito por trás do mainframe, principalmente, para o pessoal de hoje em dia. Ainda tem algum preconceito, como se fosse algo ultrapassado, quando, na verdade, não é", explicou, em entrevista em vídeo à CDTV, do portal Convergência Digital.

Em mainframe, atualmente, existem algumas linguagens-padrão como Cobol, C e Assembler. Para ele, ainda que alguma linguagem possa ser mais difícil, tentar entender o que está acontecendo por trás das coisas é um fator motivacional para se trabalhar com mainframe.

"Estamos tentando quebrar o mito mainframe, que é a espinha dorsal dos negócios. Por mais que você crie uma aplicação Java, no final das contas, o aplicativo envia requisição para o banco, por exemplo, que é em mainframe", diz Matos. Confira a íntegra da entrevista:

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

17/08/2020
Confiança do consumidor é a base do serviço público digital

12/08/2020
Etice usa Oracle para ser o maior broker de nuvem para setor público

11/08/2020
TV Digital: Sobra de R$ 1,4 bilhão fica para Minicom construir rede na Amazônia

11/08/2020
Ministério da Justiça escolheu nuvem da Oracle para atender ao consumidor

04/08/2020
Linktel prepara piloto com Wi-Fi 6E no aeroporto de Salvador

04/08/2020
Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E em 6GHZ abrem o B2B para os provedores Internet

04/08/2020
Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E não concorrem com o 5G, sustenta HPE/Aruba

03/08/2020
Bemol quer Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E para levar banda larga para quem não tem nem 3G

30/07/2020
Anatel define se faixa de 6GHz será 100% não licenciada ou terá 500 MHz para as teles

30/07/2020
Abranet: faixa de 6GHz não licenciada vai aumentar a competição

Cientista de dados: seja investigativo, analítico e curioso

Não há um perfil delimitado para o cientista de dados, o que significa que ele pode ser um 'profissional mais rodado e experiente' ou uim jovem recém-saído das universidades. Mas há um ponto essencial: a multidisciplinaridade, aponta o professor e especialista em ciência de dados do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), João Carlos Barbosa.

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

Um em cada cinco servidores públicos será substituído por robô no Brasil

A Escola Nacional de Administração Pública estima que, por conta da Transformação Digital, a automação deverá substituir cerca de 100 mil postos de trabalho no Serviço Público Federal nos próximos cinco a 10 anos, sendo que a metade deles terá menos de 50 anos.

Acordo trabalhista em Goiás será pago em Bitcoins

Em conciliação realizada pelo TRT de Goiás, empresa de mineração aceitou o pagamento no valor de R$350 mil convertidos na moeda eletrônica. 

Teletrabalho: Novo PL quer acordo prévio para custos com Internet e PCs

Iniciativa também não permite que o tempo de uso dos aplicativos, como o WhatsApp, fora da jornada normal, seja um regime de prontidão. Projeto tem regras distintas da IN 65 do Governo Bolsonaro para os servidores públicos.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site