INTERNET

Vendas pela internet cresceram 23% no terceiro trimestre, para R$ 18 bilhões

Convergência Digital ... 24/10/2019 ... Convergência Digital

As compras pela internet mantêm a trajetória de alta no Brasil. Um levantamento realizado pelo Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, mostra que o faturamento com as compras online no terceiro trimestre foi de R$ 18 bilhões, alta de 23% em relação ao mesmo período do ano passado. Também representa aumento de 12% em relação ao trimestre anterior.

A alta tem dois motivos: as promoções da Semana do Brasil e o Dia dos Pais. Somados, esses dois efeitos representam 27% do faturamento do trimestre. As categorias que geraram maior faturamento no período foram: Telefonia (responsável por 15% da cifra atingida), Eletrodomésticos e Ventilação (12%), Entretenimento (11%), Moda e Acessórios (9%) e Informática e Câmeras (9%).

“O segundo semestre já tende a ser mais movimentado para o varejo, com a Black Friday e o Natal, datas tradicionais cujo tráfego traz resultados para o ambiente do e-commerce também. A diferença este ano foi que esse movimento começou mais cedo com as promoções realizadas pela Semana do Brasil e Dia dos Pais, fortalecendo a relação dos consumidores com o varejo digital”, afirma André Dias, diretor-executivo do Compre&Confie.

Ao todo, foram realizados 45 milhões de pedidos de compras via internet durante o terceiro trimestre, alta de 25% em relação ao mesmo período do ano passado e de 12% em relação ao segundo trimestre.

A maior parte dos pedidos foi feita por consumidores entre 36 e 50 anos (34%), seguidos por compradores entre 26 e 35 anos (33%) e pelos mais jovens, de até 25 anos (19%). Os consumidores acima de 51 anos ficam em quarto lugar, com 14% das compras.

As categorias com maior volume de compras foram: Moda e Acessórios (responsável por 17% do total de pedidos), Entretenimento (12%), Beleza, Perfumaria e Saúde (10%), Artigos para a Casa (6%) e Telefonia (6%).


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

Mesmo maioria, mulheres ganham menos que homens como influenciadoras digitais no Brasil

Pesquisa aponta que nos segmentos de tecnologia, as mulheres ganham, em média, metade do que os influenciadores masculinos. No Sudeste, disparidade média é de 33%. 

Coronavírus: Justiça do Recife celebra casamento por videochamada na Internet

Cerimônia foi realizada por uma chamada de vídeo por celular do juiz da 1ª Vara de Família e Registro Civil da Capital do Recife, Clicério Bezerra.

Demonizar a Internet não resolve a falta de educação

O Brasil precisa de mais diálogo e educação na Internet e entender que a rede é um meio. "A falta de civilidade digital é um retrato da nossa sociedade", afirma Caio Almeida, da Safernet.

Internet no Brasil está longe de ser um ambiente saudável

"Está faltando senso crítico ao internauta", adverte o ciberevangelista Anchises Morais. Ele adverte que os cibercrimosos avançam sobre o medo do Coronavírus.

No Brasil, ainda há quem pense que a Internet é uma terra sem lei

A afirmação é da advogada especializada em direito digital, Cristina Sleiman. Segundo ela, qualquer ato na Internet tem uma consequência e é passível de punição.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G