“Há coisas acontecendo, desde diferentes parcerias até as novas redes fechadas. Muitas experiências para o Brasil aproveitar”, afirma a diretora geral da NEC em Soluções para Provedores de Serviços, Mayuko Tatewaki.

" /> NEC: 5G já começou e o Brasil não deve ficar de fora - Convergência Digital - Telecom

NEC: 5G já começou e o Brasil não deve ficar de fora

Luís Osvaldo Grossmann e Fabio dos Santos ... 04/11/2019 ... Convergência Digital

O 5G já começou em alguns lugares do mundo, e é inevitável o Brasil aproveitar as experiências que já trazem mudanças em negócios e serviços. E o quanto antes melhor, conforme destaca a diretora geral da NEC em Soluções para Provedores de Serviços, Mayuko Tatewaki.

“Há coisas muito interessantes já acontecendo. No Japão, as operadoras estão buscando novas formas de parcerias. Por exemplo, a NTTDocomo tem uma plataforma, um laboratório, e convidam outros players, como empresas de construção ou empresas de seguro, para virem ‘brincar’ com a tecnologia e assim desenvolverem novos serviços”, apontou a executiva, que participou do Futurecom 2019, realizado de 28 a 31 de outubro, em São Paulo.

Ou, ainda, acordos com foco em soluções viabilizadas pelo 5G, caso dos carros sem motorista. “Outras empresas, como o grupo Softbank, estão criando joint-ventures com diferentes indústrias, como a Toyota, para fazer serviços de 5G para carros conectados. Portanto, vemos diferentes formas de parcerias acontecendo, com diferentes companhias”, emendou. 

Segundo ela, há uma mudança importante na nova geração tecnológica que é a própria forma de fazer negócios. “As operadoras estão buscando novas fontes de receitas, mais do que simplesmente adotando mais uma geração tecnológica. E uma receita muito ligada a serviços diferentes. E vemos que no Brasil também existem muitas relações possíveis com diferentes verticais, seja no setor financeiro, seja no varejo. A ideia é conectar os provedores de serviços às diferentes verticais e às demandas de aplicações específicas de cada um.”

Isso exige, porém, um ajuste no próprio mercado. “A mudança mais importante é de mindset, é cultural. No passado, provedores de serviços tentavam se proteger sendo muito verticalizados e integrados. Mas agora eles precisam ser mais abertos, mais conectados, entre si e entre diferentes indústrias ou mesmo com o governo. Temos experiência com isso no Japão.” Assista à entrevista com a diretora geral da NEC em Soluções para Provedores de Serviços, Mayuko Tatewaki.


Internet Móvel 3G 4G
TikTok e WeChat decidem enfrentar o governo de Donald Trump

Empresas afirmam que vão usar todos os recursos disponíveis para garantir o Estado de Direito. O governo Trump proibiu o uso dos aplicativos chineses. Medida entra em vigor em 45 dias.

Anatel recria 10 colegiados após extinção por Decreto presidencial

Uso do Espectro, Defesa dos Usuários, Prestadoras de Pequeno Porte, Aferição da Qualidade, Ofertas de Atacado, Acompanhamento de Redes são alguns dos grupos reestabelecidos pela agência. 

Reclamações contra oferta de banda larga crescem 40% com a quarentena da Covid-19

Queixas na Anatel cresceram especialmente a partir de março. No conjunto dos serviços, agência recebeu 1,52 milhão de reclamações entre janeiro e junho. Também houve um aumento de 20% com relação à telefonia móvel.

Oi quer corte de dívida com Anatel por desequilíbrio na concessão

“Tem que fazer um PGMU mais leve para que a gente possa respirar”, defende a diretora regulatória, Adriana Costa. Anatel esclarece que concessão não é sinônimo de lucro garantido. 

Huawei defende reserva de 500 MHz da faixa de 6GHz para as teles

Para o diretor da Huawei Brasil, Carlos Lauria, a reserva técnica é a melhor garantia para aguardar a evolução da tecnologia. "Se der tudo agora, não tem como voltar atrás depois", observa o executivo.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G