Convergência Digital - Home

Embratel: é hora de as empresas adotarem políticas de gestão de controle da nuvem

Convergência Digital
Por Fábio Barros e Carlos Afonso - 05/11/2019

Cloud Computing deixou de ser tendência para se tornar realidade no mercado brasileiro. Agora, fornecedores e usuários trabalham na consolidação de um ecossistema que garanta a entrega e, principalmente, o gerenciamento das soluções em nuvem. O diretor de Alianças Estratégicas da Embratel, Tomaz Oliveira, lembra que a computação em nuvem hoje é o ponto central da estratégia de crescimento de toda e qualquer empresa e pilar básico de qualquer processo de transformação digital.

“A transformação digital se apoia em três vértices: propósito, com todos querendo melhorar a experiência do cliente; assessment, com a busca da estrutura adequada para isso; e tecnologia, já que não há transformação sem ela. E aqui, o cloud é o pilar básico”, defende. O executivo lembra que a nuvem vem deixando de ser apenas uma camada de infraestrutura como serviço, assumindo a entrega de praticamente todos os aplicativos utilizados nas empresas. “É isso que tem levado aos modelos híbridos, porque as grandes empresas não vão abrir mão de suas estruturas legadas, mas também não podem abrir mão da agilidade e flexibilidade trazidas pela nuvem”, diz.

Oliveira acrescenta, no entanto, que a nuvem não é necessariamente um redutor de custo, principalmente quando se fala em ambientes híbridos ou multicloud, ou ambos. “Nesse contexto é muito fácil perder o controle de orçamento. Por isso é hora de as empresas adotarem políticas de gestão de controle”, afirma, lembrando que os ecossistemas de fornecedores vêm se consolidando com empresas capazes de auxiliar seus clientes em toda a jornada para nuvem. Assista à entrevista.


ARTIGO . Por Melissa Torgbi

Cientista de dados: seja curioso, se envolva e tenha muita disposição para resolver problemas

Há muita empolgação acerca do termo “ciência de dados” atualmente. Para nós que queremos ser cientistas de dados, há alguns requisitos. Um deles: ter muita, mas muita vontade de aprender o tempo todo.

Destaques
Destaques

Governo digital: qualidade do serviço passa pela integração dos dados

O bom resultado dos serviços digitalizados passa por uma infraestrutura de TI robusta, com dados interoperáveis em todas as camadas, aponta o VP da Oracle, Rodrigo Solon Chaves.

Empresas ambicionam mais Inteligência Artificial, mas sofrem com falta de talento

Um apesquisa global da Bain mostra que três em cada empresas, instigadas pela covid-19 e a aceleração da digitalização, se preparam para investir mais em inteligência artificial e machine learning. Mas assumem que as dificuldades não são poucas.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O que é o balanceamento de carga de alta disponibilidade?

Por Ivan Marzariolli *

A alta disponibilidade começa com a identificação e eliminação de pontos únicos de falha em sua infraestrutura que podem desencadear uma interrupção do serviço - por exemplo, implantando componentes redundantes para fornecer tolerância a falhas no caso de um dos dispositivos estiver com problemas.

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site