INCLUSÃO DIGITAL

Anatel discute com BID financiamento para prestadoras de pequeno porte

Luís Osvaldo Grossmann ... 07/11/2019 ... Convergência Digital

A Anatel abriu uma discussão com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o objetivo de viabilizar recursos para financiamento voltados a prestadores de pequeno porte. A costura envolve os ministérios da Economia, Casa Civil e de Ciência e Tecnologia e pode envolver garantias aos pequenos provedores. 

“Além das ações de financiamento de baixo custo para pequenos prestadores, o apoio do BID pode abranger o desenho de mecanismos de garantias de empréstimos e recursos para financiamento de políticas públicas, em todas as esferas da federação, incluindo aqueles voltados à construção de anéis óticos para regiões carentes de infraestrutura”, afirmou o presidente da agência, Leonardo de Morais, ao revelar a iniciativa nesta quinta, 7/11. 

Segundo ele, a negociação “é uma resposta pragmática da atual Presidência do Comitê de PPP, liderada pelo conselheiro Emmanoel Campelo, para demandas recorrentes desses pequenos prestadores por financiamento de baixo custo, adequados ao porte e dimensão do retorno econômico obtido nas regiões de atuação”.

Ainda segundo Morais, foram dois dias de diálogos (6 e 7/11), para os quais o BID enviou especialistas dos Estados Unidos para tratar com a própria agência, além de mais de 10 entidades públicas e privadas – os ministérios, BNDES, Finep, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e entidades como Abrint, Grupo Neo e Telcomp. 


Carreira
Oito em cada 10 líderes de TI assumem dependência dos dados

Estudo feito pela IBM mostra que 19% do total de entrevistados na América Latina esperam um alto ROI de investimentos em tecnologias estabelecidas como cloud, IoT, mobile, e 11% esperam um ROI de tecnologia emergente como blockchain ou 5G.

Audima cria ferramenta para levar conteúdo aos analfabetos digitais

A partir da própria dor, uma vez que tem dislexia, Paula Pedrosa criou a Audima, uma startup que transforma palavras em áudios. "O império da visão exclui muita gente. Nosso desafio, hoje, é mostrar que inclusão monetiza", observa a executiva.

Domicílios com Internet chegam a 67% no Brasil, mas desigualdade permanece

TIC Domicílios 2018, do CGI.br, revela que as classes D e E elegeram o smartphone como o meio preferencial de acesso.

Nas favelas, há jovens ávidos para aprender e trabalhar com TICs

O projeto Vai na Web já formou 200 jovens em linguagem de programação, mas, agora,busca recursos para ensinar as profissões do futuro como Inteligência artificial e internet das coisas.

Anatel aprova consulta para aumentar potência do Wi-Fi

Além de permitir o uso de equipamentos WiFi na faixa de 60 Ghz, para o WiGig, que promete conexões de até 7 Gbps, agência prevê aumentar a potência atual dos aparelhos na faixa de 5 GHz.  

Anatel quer saber se há interesse em investir em satélites no Brasil

Consulta pública sobre o tema recebe contribuições até 7 de setembro. Ideia é saber se há empresas que queiram prover serviço ininterrupto de capacidade satelital por cinco anos a partir de 1 de janeiro de 2021.

Sem rede e velocidade de conexão, escola rural padece para acessar à Internet

Apenas 34% das escolas possuem ao menos um computador com acesso à internet e a velocidade de conexão é baixa para permitir uso pedagógico, na faixa de 2 Mbps, revela a pesquisa TIC Educação 2018, do CGI.br.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G