TELECOM

MCTIC quer bater logo o martelo sobre interferência do 5G em 3,5GHz na banda C

Ana Paula Lobo e Rafael Mariano ... 12/11/2019 ... Convergência Digital

Ao participar do XII TelComp 2019, que acontece nesta terça-feira,12/11, em São Paulo, o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes, afirmou que o ministério vai fazer uma portaria para endereçar, de uma vez por todas, uma solução para mitigar a interferência do 5G na banda C na faixa de 3,5GHz.

Menezes disse que esta semana será conhecido um relatório contratado pelas operadoras ao CPqD, a partir de uma segunda rodada de testes realizados para definir se serão contratados filtros ou haverá a migração dos usuários da banda C para a banda KU.

Em entrevista a CDTV, do portal Convergência Digital, Vitor Menezes disse que do ponto de vista técnico, as duas soluções são viáveis, mas uma tem um custo mais caro do que o outro - a migração da banda C para a banda Ku chega a ser três vezes mais cara. "Mas temos de dar uma definição. Uma das duas será a adotada a partir da decisão da Anatel. Essa mitigação terá de acontecer", reforçou Menezes.

Sobre o leilão 5G, o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes, disse que a destinação de espectro para as empresas de Internet é muito bem vista no Ministério, uma vez que são elas que estão fazendo a expansão da banda larga fixa.

Indagado se a fragmentação do espectro - um dos pontos mais criticados na proposta do relator Vicente Aquino - preocupava, o executivo disse que não, uma vez que ficou claro que haverá a destinação mínima de 50 MHz continuada para cada contratante. Assista a entrevista com o secretário de Telecomunicações, Vitor Menezes.


Internet Móvel 3G 4G
Com apps ecológicos, equipes do Brasil vencem concurso da NASA

Equipes premiadas elaboraram projetos para contribuir com a limpeza dos oceanos e outro desenvolveu um sistema para identificar vazamento de óleo nos mares. Mais de 20 mil pessoas participaram do hackathon promovido pela agência norte-americana.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Sem definição no Senado, Carlos Baigorri assume como substituto na Anatel

Nome do superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da agência continua à espera de sabatina, desde outubro de 2019, pela Comissão de Infraestrutura.

Oi, Oi Futuro e Ministério da Cidadania integram Tecnologia à história das Telecomunicações

Espaço MUSEHUM-Museu das Comunicações e Humanidades - utiliza novas tecnologias como realidade vritual, 3D, celular e games para reportar a trajetória do mercado brasileiro.

MPF usa analytics para fiscalizar telefonia móvel

Câmara do Consumidor e da Ordem Econômica do Ministério Público Federal usa ferramenta que compila dados da Anatel para orientar promotores em cidades com “índices críticos”. 

Rede de IoT da American Tower atinge 220 cidades

Segundo a empresa, rede IoT/LoRaWAN trafegou mais de 1,7 bilhão de mensagens no ano passado, especialmente, nos segmentos de gestão de frota e ativos.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G