SEGURANÇA

Um ataque de ransomware a cada 14 segundos na Internet

Ana Paula Lobo* ... 26/11/2019 ... Convergência Digital

O relatório The Fraud Beat 2019, elaborado pela Cyxtera, provedora de segurança digital focada na detecção e prevenção total de fraudes eletrônicas, apura que o número total de ataques de phishing cresceu 28% neste ano - só a empresa detectou 25% mais e-mails do gênero em 2019. O Brasil aparece no levantamento como o segundo país de origem favorito dos fraudadores, perdendo apenas para os Estados Unidos, onde as campanhas lançadas originam dez vezes mais ataques do tipo.

Pelo levantamento, o e-mail é o principal vetor das investidas. No primeiro trimestre, foram detectados 180.768 sites de phishing e 112.393 relatos de phishing associados a e-mails. A pesquisa apontou ainda que os incidentes com ransomware - software malicioso que infecta o computador e exige pagamento para o retorno do sistema -  aumentaram 500% em 2018. A previsão é de que, até o final de 2019, ocorra um ataque de ransomware a cada 14 segundos, resultando em perdas anuais de US$ 11,5 bilhões.

"Estratégias antiquadas podem até ser capazes de aguentar os ataques cibernéticos mais modernos, mas, sem entender o cenário atual de ameaças, não é possível avaliar a resiliência das soluções de proteção implementadas", indica David Lopez, vice-presidente da Cyxtera para América Latina. Como resultado das medidas de segurança tomadas pelas empresas, de 2018 para 2019, a quantidade de malware detectados em aplicativos móveis diminuiu 43%, e o total de ataques caiu mais de 31%. "A chave para uma segurança efetiva está justamente em compreender profundamente o ambiente de fraude", finaliza Lopez.


Ministério Público lança cartilha sobre golpes no WhatsApp

Documento reúne orientações como evitar o compartilhameento de códigos enviados por SMS ou habilitação do sistema de verificação em duas etapas. 

Zoom é isca em 99% dos ataques com ferramentas de ensino online

Segundo levantamento das empresas de segurança Kaspersky, em todo o mundo invasões desse tipo cresceram 20.000%. Brasil é o quinto país mais atacado. 

Ataques de phising crescem 600% na AL. Netflix é o alvo dos hackers

Campanha em nome da OTT se distribui por meio de um e-mail com o assunto "Alerta de notificação". A mensagem informa sobre uma suposta dívida acumulada em nome da vítima que pode levar à suspensão do serviço caso não sejam tomadas medidas rápidas.

Brasil sofreu mais de 2,6 bilhões de ataques cibernéticos no 1º semestre

Configuração incorreta de servidores é o principal responsável pela maior parte das tentativas de invasão, reporta estudo da Fortinet. Cai o número de tentativas de golpes usando a Covid-19.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G