SEGURANÇA

Prosegur reativa site no Brasil depois de 'descontaminar' servidores

Ana Paula Lobo* ... 28/11/2019 ... Convergência Digital

O site da Prosegur no Brasil voltou a funcionar na tarde desta quinta-feira, 28/11, depois de 24 horas fora do ar.  A matriz da empresa - localizada na Espanha - foi atacada pelo ransomware RYUK, que tem causado estrago na Espanha e já atingiu empresas como a Everis, de TI.

A 'derrubada' dos sites no mundo e no Brasil foi a medida preventiva tomada pela Prosegur para evitar vazamentos ou ações indevidas dos hackers. O ransomware RYUK se infiltra no sistema e tenta codificar a maioria dos dados armazenados.

A forma transparente da Prosegur para tratar do ataque hacker está ligada à determinação da GDPR, a Lei de Dados Pessoais da Europa. Mitigar o ataque é uma medida cautelar e orientada pela Autoridade de Dados como forma de reduzir a possível multa financeira a partir do vazemento de dados.

Para se comunicar, como ordena a GDPR, a Prosegur usou as redes sociais - no caso o Twitter -para comunicar as medidas tomadas em prol da segurança da Informação. "A Prosegur manteve a restrição de todos os acessos às suas redes de comunicação global, como uma medida preventiva contra qualquer tentativa de danos aos nossos clientes e prestadores. A empresa já está trabalhando para restaurar os acessos afetados e manter a segurança de dados nos serviços realizados", ressaltou.


Ministério Público lança cartilha sobre golpes no WhatsApp

Documento reúne orientações como evitar o compartilhameento de códigos enviados por SMS ou habilitação do sistema de verificação em duas etapas. 

Zoom é isca em 99% dos ataques com ferramentas de ensino online

Segundo levantamento das empresas de segurança Kaspersky, em todo o mundo invasões desse tipo cresceram 20.000%. Brasil é o quinto país mais atacado. 

Ataques de phising crescem 600% na AL. Netflix é o alvo dos hackers

Campanha em nome da OTT se distribui por meio de um e-mail com o assunto "Alerta de notificação". A mensagem informa sobre uma suposta dívida acumulada em nome da vítima que pode levar à suspensão do serviço caso não sejam tomadas medidas rápidas.

Brasil sofreu mais de 2,6 bilhões de ataques cibernéticos no 1º semestre

Configuração incorreta de servidores é o principal responsável pela maior parte das tentativas de invasão, reporta estudo da Fortinet. Cai o número de tentativas de golpes usando a Covid-19.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G