SEGURANÇA

TRT-PR nega ataque hacker e responsabiliza software de storage da Huawei

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/12/2019 ... Convergência Digital

ATUALIZADA -O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná divulgou nesta segunda, 9/12, uma nota técnica sobre a pane no sistema de processo judicial eletrônico (PJe), que paralisou as atividades entre os dias 2 e 8 deste dezembro. Segundo o TRT-PR, a paralisação do PJe “teve origem em um problema no software de gerenciamento de storage Huawei modelo Dorado 6000 V3, comprado há um ano.

Em nota oficial encaminhada ao Convergência Digital, a "Huawei Brasil informa que mobilizou os times responsáveis assim que tomou ciência do ocorrido e a situação já foi resolvida. A companhia esclarece que nenhum dado ou informação foi perdida e o sistema está funcionando normalmente. É importante ressaltar que esse sistema é utilizado em todo o país por diversos clientes e nenhum problema similar foi registrado. O time de serviços da Huawei continua trabalhando junto ao TRT-PR para concluir o caso."

Ao explicar a pane, o Tribunal descartou que tenha havido invasão maliciosa. “A paralisação ocorrida, portanto, não teve origem em invasão dos sistemas deste TRT ou problema do próprio PJe”, conclui a nota. Ainda de acordo com o TRT, a empresa deslocou equipe da China para o Brasil e aplicou correção do problema “até então desconhecido pela fabricante. 

“Tal providência, no entanto, não foi capaz de restaurar os dados afetados, naquele equipamento, pelo sinistro”, informa o Tribunal. Ainda assim, “a totalidade dos dados do PJe estava devidamente preservada em arquivos de backup, que foram recuperados e disponibilizados em infraestrutura diversa, o que permitiu o retorno do sistema às 0h de hoje (9/12), sem perda de qualquer dado ou documento.”

A previsão do TRT é manter o PJe rodando nessa infraestrutura alternativa até o recesso forense, que começa em 20/12. “Tal providência permitirá a segura aferição das funcionalidade dos storage Huawei Dorado 6000 V3 antes da retomada de sua utilização como guardiã do repositório principal de dados do PJe.”


Ministério Público lança cartilha sobre golpes no WhatsApp

Documento reúne orientações como evitar o compartilhameento de códigos enviados por SMS ou habilitação do sistema de verificação em duas etapas. 

Zoom é isca em 99% dos ataques com ferramentas de ensino online

Segundo levantamento das empresas de segurança Kaspersky, em todo o mundo invasões desse tipo cresceram 20.000%. Brasil é o quinto país mais atacado. 

Ataques de phising crescem 600% na AL. Netflix é o alvo dos hackers

Campanha em nome da OTT se distribui por meio de um e-mail com o assunto "Alerta de notificação". A mensagem informa sobre uma suposta dívida acumulada em nome da vítima que pode levar à suspensão do serviço caso não sejam tomadas medidas rápidas.

Brasil sofreu mais de 2,6 bilhões de ataques cibernéticos no 1º semestre

Configuração incorreta de servidores é o principal responsável pela maior parte das tentativas de invasão, reporta estudo da Fortinet. Cai o número de tentativas de golpes usando a Covid-19.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G