INTERNET

Globo.com avança com IPv6 e unifica infraestrutura por mais streaming

Por Roberta Prescott ... 06/01/2020 ... Convergência Digital

A Globo.com tem atualmente dois sites principais, sendo um datacenter no Rio de Janeiro e um ponto de presença (POP) em São Paulo. A empresa conta com mais de 3,5 Tbps de banda agregada no Rio e em SP. São 600 Gbps de conexão com o IX de SP e 200 Gbps de conexão com IX do Rio. Tudo isto para suportar os serviço de streaming ao vivo e sob demanda.

Os dados foram apresentados por Claudiney Soares, da equipe de redes da companhia, que falou sobre a evolução da CDN Globo.com no IX Forum 13, realizado na 9ª Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil, em dezembro do ano passado.

“Estamos unificando a empresa para termos uma só Globo. Com isso, todos os produtos serão transmitidos pela nossa infraestrutura”, explicou. “Vídeos piores impactam nos resultados”, disse ao explicar a busca pela melhoria na qualidade de transmissão. A Globo.com optou por uma CDN router com uma ferramenta desenvolvida pela própria empresa e com definição do local de entrega e possibilidade de fallback para outras CDNs. 

As vantagens, enumerou, incluem mais informações para a tomada de decisão, distribuição de aplicações específicas, possibilidade de ter CDNs em sites maiores e conteúdo de acordo com a relevância local. “Neste modelo, a diferença na qualidade do vídeo é gritante.” Questionado sobre ter IPv6 ativo na distribuição de conteúdo, o especialista respondeu que alguns dos sistemas autônomos da empresa estão disponíveis em IPv6 e que a maior implantação será feita no início de 2020.


Procon-SP multa SBT por propaganda infantil no YouTube

Denúncia, ainda de 2017, rendeu sanção de 387,36 mil contra a emissora. 

Toffoli concede liminar à Netflix e suspende proibição a especial do Porta dos Fundos

Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffolil, revogou a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de janeiro.

Tubular Labs desembarca no Brasil em parceria com a Polis Consulting

Empresa brasileira especializada em Marketing Digital adquiriu os direitos de comercialização da solução de análise e medição de vídeos.

Supremo remarca audiência pública sobre remoção de conteúdo na internet

Ação do Facebook, apoiada por Google e Twitter, questiona decisões que afrontam artigo 19 do Marco Civil, que exige ordem judicial antes de responsabilizar provedores. 

NIC.br: A Internet será IPv.6-only e é hora de abandonar o IPv.4

“Tem um monte de pedras no caminho e muitas dificuldades, mas temos de olhar o horizonte e ele é IPv6-only”,afirmou o gerente de projetos e desenvolvimento do NIC.br, Antonio Moreiras, no IX Forum 13, realizado em São Paulo.

Revista Abranet 29 . dez/nov 2019 - jan 2020
Veja a Revista Abranet nº 29 Abranet teve uma atuação intensa em 2019, encaminhando contribuições públicas para consolidar uma internet produtiva, livre e inovadora. Futurenet: entidade discute tendências de mercado e tecnologia. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G