NEGÓCIOS

Desenvolvimento de software e Internet impulsionaram setor de serviços

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/02/2020 ... Convergência Digital

Apesar da queda de 0,4% em dezembro, no acumulado de 2019 o setor de Serviços cresceu pela primeira vez depois de quatro anos. A alta de 1% interrompeu a sequência negativa, com quedas em 2015 (-3,6%), 2016 (-5,0%), 2017 (-2,8%) e sem crescimento (0%) em 2018.

Segundo o IBGE, esse crescimento foi principalmente influenciado pelo segmento dos serviços de Informação e Comunicação, que registrou alta acumulada de 3,3% entre janeiro e dezembro do ano passado. “Entre os setores, os Serviços de informação e comunicação exerceram o principal impacto positivo sobre o índice global”, apontou a entidade nesta quinta, 13/2. 

Ainda de acordo com o IBGE, tal desempenho foi “impulsionado, em grande parte, pelo aumento da receita das empresas que atuam nos segmentos de Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet; de Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis; de Consultoria em tecnologia da informação e Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação”.

Já os serviços de telecomunicações, que também compõem o segmento de ‘Informação e Comunicação’, mantiveram a trajetória negativa que prevaleceu em praticamente todo o ano passado. Em dezembro, o recuo foi de 1,6%, tendo o segmento de telecom encerrado 2019 com queda acumulada de 0,8%. No mesmo período, os serviços de tecnologia da informação acumularam alta de 13%.


Cloud Computing
Consumo alto de energia desafia o futuro dos data centers

Coma maior demanda por novas tecnologias e da própria virtualização, os data centers têm de perseguir o equilíbrio entre a eficiência e os custos, aponta um estudo da Huawei para o setor até 2025.

ASC Brazil vende 20% do seu capital para a Algar Tech

Objetivo da transação é amplliar a atuação da companhia no mercado de relacionamento digital. A Algar Tech, é a empresa de serviços de TI da Algar Telecom.

Xerox aumenta oferta para US$ 35 bilhões e parte para cima dos acionistas da HP

Fabricante de PCs não se mostrou seduzida pela nova oferta, e os acionistas da Xerox,agora, tentam superar a resistência 'conquistando' os acionistas da empresa.

Decisão dos EUA prejudica até um terço das exportações de eletroeletrônicos do Brasil

Abinee pede para o governo negociar a revisão da medida americana, que retirou o Brasil da relação de países sconsiderados em desenvolvimento. Mas Governo Bolsonaro saiu em defesa da medida tomada pelo governo Trump.

Alta do dólar fez venda de impressoras cair no Brasil

No terceiro semestre de 2019, as vendas caíram 3,3% no País, afirma a IDC. A digitalização dos negócios gerou impacto nas vendas na América Latina.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G