SEGURANÇA

Malware 100% brasileiro surge usando a epidemia do Coronavírus como isca

Convergência Digital* ... 13/02/2020 ... Convergência Digital

O time de pesquisadores de ciberameaças da Kaspersky encontraram o primeiro golpe 100% brasileiro usando a epidemia do coronavírus para disseminar malware. O trojan bancário (visa roubar as credenciais de Internet Banking) está escondido em um falso vídeo que tenta atrair as vítimas oferecendo a gravação (acelerada) da construção do hospital chinês, que durou sete dias. O vídeo mostra como a China construiu um hospital em sete dias para atender as milhares de pessoas infectadas.

Os especialistas da Kaspersky acenam para o uso da extensão ".msi" - que é um arquivo executável similar ao famoso .exe, mas que não é bloqueado corretamente por não ser um executável padrão. "Esta extensão é a nova moda entre as campanhas maliciosas brasileiras justamente pela baixa detecção entre as soluções de segurança disponíveis no mercado brasileiro", afirma Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky.

Assolini cita o trojan bancário Guildma como exemplo. Caso uma pessoa seja infectado por ele, o criminoso conseguirá acessar remotamente (via RAT - Remoto Admin Tool) o computador da vítima e poderá realizar transações bancárias via Internet Banking com a credencial roubada. A Kaspersky não fala ainda em número de pessoas infectadas no País.

Para evitar ser vítima, a Kaspersky recomenda:

• Evitem links suspeitos, prometendo conteúdo exclusivo. Consulte fontes oficiais para obter informações confiáveis e legítimas.

• Veja a extensão do arquivo baixado. Os documentos e arquivos de vídeo não devem ter os formatos .exe .lnk ou .msi.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Dell vende RSA por US$ 2,08 bi e se desfaz de mais um ativo da EMC

Empresa de Michael Dell abriu mão da unidade de segurança cibernética e repassou o controle para um consóricio liderado pela Symphony Technology Group.

Accenture compra divisão de segurança cibernética da Symantec

Os valores da transação não foram revelados. Com a aquisição a Accenture Security passa a fazer parte dos principais fornecedores de serviços de segurança gerenciados e terá a nuvem como plataforma de desenvolvimento.

Adiar a LGPD para ganhar tempo não vai resolver o problema das empresas

“Existe um viés de adiamento, mas isso não vai resolver o problema”, afirma o gerente de contas do grupo Binário, Leandro Alves.

Serpro faz a plataforma para consentimento ao uso de dados no Governo

“O governo coleta informações para usos obrigatórios, mas para outros usos precisa de consentimento”, explica o superintendente de segurança da informação da estatal, João Vieira de Almeida Junior.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G