GESTÃO

Governo Digital chama voluntários para testarem apps de serviços públicos

Convergência Digital* ... 04/03/2020 ... Convergência Digital

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia lançou uma chamada de voluntários para aplicar testes presenciais aos serviços públicos digitalizados.  Neste primeiro momento, estão sendo avaliados o portal gov.br e o eSocial. Na sequência, será a vez da carteira de motorista digital. 

A avaliação ocorre presencialmente em Brasília e por videoconferência para os usuários de outros estados. Leva cerca de meia hora e nesse período o usuário, ao lado de um especialista da SGD, aponta facilidades e dificuldades que identifique na utilização dos serviços. Eventuais correções no sistema ocorrem de imediato. Para participar, basta acessar o e-mail: atendimento@portal.gov.br. 

No caso do eSocial, como é conhecido o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas e que está em fase de testes até a sexta-feira, 6/3, há novidades como tutoriais para facilitar a vida do empregador. 

Segundo a SGD, os testes focam em barreiras que podem ocorrer desde a conexão, ao pedido do serviço, acompanhamento da demanda e solução apresentada. Nas contas da secretaria, até aqui foram digitalizados 54% dos serviços, ou 1.836. 

"Queremos engajar mais pessoas nos testes e avaliar ainda mais rápido as dificuldades para solucionar demandas dos usuários. O serviço público digital não pode ser um caminho de sacrifícios para o cidadão", afirma o diretor do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos, Joelson Vellozo Júnior.

* Com informações do Ministério da Economia 


Serpro suspende atendimento e emissão de certificados digitais por coronavírus

Depois de medidas internas de teletrabalho, estatal avisa que também estão suspensos atendimentos presenciais na sede e na regionais de Rio de Janeiro e São Paulo.

Governo Digital chama voluntários para testarem apps de serviços públicos

Primeiros avaliados são o eSocial e o portal gov.br. Próximo será carteira de motorista digital. Inscrições são pelo email atendimento@portal.gov.br.

eSocial: leiaute novo usa CPF como identificação única do trabalhador

Versão beta do novo leiaute do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) está disponível para a avaliação das mudanças realizadas pelo Governo.

eSocial: Alterações relativas à contribuição previdenciária estão no ambiente de testes

O comitê do eSocialdiz que para permitir que empregadores e desenvolvedores façam testes foram estabelecidas datas fictícias relativas às faixas de salário de contribuição.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G