TELECOM

Telefónica/Vivo e TIM confirmam negociação para a compra da Oi Móvel

Ana Paula Lobo ... 10/03/2020 ... Convergência Digital

O mercado de telecomunicações, enfim, viu os rumores dos últimos meses se tornarem realidade. Em fato relevante encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários na noite desta terça-feira, 10/03, a Telefônica/Vivo e a TIM confirmam o início das negociações para 'potencial aquisição da Oi Móvel'. O informe revela que a manifestação de interesse foi feita ao Bank of America Merrill Lynch, assessor financeiro do Grupo Oi.

A intenção, confirmam as operadoras, é 'uma potencial aquisição, em conjunto, da Oi Móvel, no todo ou em parte, de modo que, no caso da concretização, cada uma das interessadas receberá uma parcela do referido negócio'. As operadoras atestam ainda que "a transação, se concretizada, criará valor para nossos acionistas e clientes através de maior crescimento, geração de eficiências operacionais e melhorias na qualidade do serviço. Além disso, contribuirá para o desenvolvimento e competitividade do setor de telecomunicações brasileiro".

A compra da Oi Móvel mexe com a base de assinantes- são mais de 37 milhões de assinantes e 16, 21% do market share nacional da telefonia móvel - e também com a redistribuição de espectro entre as teles nacionais.  E marcará a consolidação do mercado, processo iniciado no ano passado com a compra da Nextel pela Claro, do grupo América Móvil, por R$ 3,47 bilhões.

A aquisição - que ainda não tem valores divulgados- terá de passar pelo crivo do CADE para aprovação antitruste. Também passará por restrições regulatórias e limites de espectro por parte da Anatel, uma vez que o novo marco legal de telecomunicações - à espera de regulamentação pela agência reguladora- não mexeu nessas questões. Também afeta - e de forma considerável - a realização do leilão de sobras e do 5G, que a Anatel tem ainda a 'esperança' de promover em 2020. Nesta quarta-feira, 12, aliás, a Anatel promove uma audiência pública para discutir o edital do 5G.


Internet Móvel 3G 4G
Na Alemanha, uso de dados móveis contra Covid-19 apenas com autorização

País adota cautela com relação ao uso dos dados pessoais originados da telefonia móvel. O comissário europeu de mercado interno, Thierry Breton, pressiona para que essas informações sejam usadas para monitorar pandemia.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Claro, Oi, TIM e Vivo se unem e lançam campanha #FiqueBemFiqueEmCasa

Movimento apresenta as iniciativas em comum das operadoras para que as pessoas possam ficar em casa durante as ações de combate a pandemia do Coronavírus.

Teles pedem que cidades facilitem instalação de antenas no combate ao Coronavírus

Pedido é feito especialmente para grandes cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis e Manaus. São mais de 4 mil pedidos de instalação aguardando liberação.

Oi fecha projeto-piloto com MOB Telecom e avança no mercado de atacado

Operadora entra com o fornecimento do backbone e da transmissão e a MOB Telecom, presdente em 15 estados do País, assume os serviços ao cliente.

Governo transforma Telecom, Internet, Data Centers e call centers em serviços essenciais

O Decreto Presidencial 10.282/2020 incluiu diversas atividades de TICs como consideradas indispensáveis ao atendimento da população por conta do coronavírus. A radiodifusão ficou fora da lista.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G