Clicky

SEGURANÇA

Consciência é a maior vacina contra os riscos cibernéticos

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro ... 24/03/2020 ... Convergência Digital

O comportamento mais seguro na Internet passa pela adoção de uma série de mudanças e de ações distintas para os diferentes públicos na segurança da informação, observa Edilson Lima, gerente do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), da Rede Nacional de Pesquisa.

Segundo ele, que esteve à frente do grupo que organizou a 14ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), realizada no dia 13 de março, no Rio de Janeiro, as ações da RNP passam por falar para os gestores - que são que ordenam e traçam as diretrizes de segurança; ao grupo técnico, que coloca as diretrizes na prática, e ao usuário final.

"A consciência é a maior vacina que temos contra os riscos cibernéticos. É preciso que o usuário entenda, cumpra e aceite a política de segurança da informação determinada pela empresa. Mas é fato também que os riscos cibernéticos mexem com o indivíduo nos seus equipamentos pessoais. Por isso a consciência é tão necessária", orienta Edilson Lima.


TJRS diz que não houve perda de dados com ataque hacker, mas usuários reclamam da falta de transparência

Em nota oficial o TJRS diz que a 'recuperação dos sistemas avança, que não houve perda de dados, mas alguns ainda têm restrições'. Usuários dos sistemas, no entanto, reclamam da falta de transparência e da falta de acesso a documentos relevantes.

Governo dos EUA impõe novo padrão de segurança cibernética aos softwares

Baixada por meio de Ordem Executiva, medida vale para os programas vendidos a órgãos do governo federal, mas tende a se generalizar como modelo.  

Cibercriminosos usam e-mail na nuvem da Microsoft para massificar phising da Covid-19

A campanha usa um e-mail que se faz passar pelo Ministério da Saúde com informações falsas sobre data e local de vacinação.

Morre Raphael Mandarino Jr, especialista em segurança da informação no governo

Primeiro diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República, Raphael Mandarino Jr, morreu neste sábado, 08 de maio. O Convergência Digital apresenta condolências à família e lamenta muito a perda de um especialista do setor.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G