Home - Convergência Digital

STF nega pedido para determinação de teletrabalho a servidores da União

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 24/03/2020

Não cabe ao Governo do Distrito Federal dispor sobre o funcionalismo público federal. Por esse motivo, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, negou pedido liminar para que os servidores da União também passem a trabalhar por home office, a exemplo do que já ocorre com os do governo distrital. A decisão é desta terça-feira (24/3).

Na ação que chegou ao Supremo no domingo, o governo do DF pediu à corte que determinasse à União a adoção do mesmo tipo de trabalho para os servidores federais.  Antes, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), já havia editado decreto para liberar o teletrabalho para servidores estaduais, com exceção daqueles considerados função essencial, como medida preventiva ao contágio do novo coronavírus.

Na inicial, a Procuradoria-Geral do Distrito Federal diz que apenas com isolamento social "será possível minimizar os efeitos da pandemia e preservar centenas de vidas, ensejando, o quanto antes, o retorno das cidades à situação normal de funcionamento". A ministra negou a liminar considerando a "ausência dos requisitos legais para dar seguimento regular ao processo". Administrações dos estados e municípios têm determinado medidas a seus servidores, como o teletrabalho. Mas a União ainda não tomou providências a respeito.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

07/04/2020
Caixa bate 20 milhões de cadastros em app e fecha parceria com as teles

07/04/2020
Dataprev cruza mais de 200 milhões de dados para app de auxílio emergencial

07/04/2020
Impacto da Covid-19 no mercado de TI é projetado em até US$ 15 bilhões na América Latina

07/04/2020
Simples Nacional: ICMS e ISS estão prorrogados também por conta da pandemia

07/04/2020
Dataprev processou 33 bilhões de registros para aplicativo da Caixa

07/04/2020
STF decide que Sindicato tem de validar acordos de redução de salário e de jornada

07/04/2020
MPF tenta obrigar Bolsonaro a defender isolamento no Twitter

07/04/2020
Com sobra de voluntários, seleção vai definir provedores para 16 mil unidades de saúde

06/04/2020
Vivo inicia o parcelamento de contas de inadimplentes em até 10 vezes sem juros e multa

06/04/2020
OTTs prometem medidas para preservar a internet, mas pedem respeito ao Marco Civil

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

Coronavírus: Teles advertem que sem equipes técnicas na rua, há risco para a rede

O SindiTelebrasil está alertando Estados e municípios sobre a necessidade e urgência em manter suas equipes técnicas e os call centers em operação, ainda que de forma reduzida, para garantir a conectividade e como medida essencial.

Faltam profissionais para cuidar dos ataques cibernéticos no Brasil

Ao publicar a Estratégia Nacional de Segurança da Informação, a e-ciber, o governo admite que o País possui poucos profissionais especializados em segurança cibernética; que há uma baixa conscientização dos usuários com relação ao tema e que é preciso urgente criar um programa nacional destinado à formação técnica nos órgãos do governo e nas empresas privadas.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site