NEGÓCIOS

Assespro: Setor de TI reivindica medidas urgentes para preservar os empregos

Ana Paula Lobo ... 25/03/2020 ... Convergência Digital

São os profissionais de TI que estão assegurando o funcionamento dos serviços públicos e privados em um momento como que o Brasil enfrenta de combate ao Coronavírus e é preciso criar medidas para a proteção do segmento, adverte o presidente da Federação Assespro, Ítalo Nogueira. A entidade, que representa mais de 2500 empresas do setor, a maior parte PMEs, lançou um manifesto com sugestões de medidas adicionais que visam evitar a mortalidade das empresas e a perda de empregos.

"Manter empregos é crucial. Nós levamos quase dois anos para formar um profissional de TI. Mandar embora agora seria perder esse especialista, em um mercado que precisa gerar 400 mil especialistas até 2023. A demissão dele e a mortalidade das empresas de TI só pioram a situação do Brasil na corrida da jornada digital ", observa Ítalo Nogueira. Ele diz que as empresas estão fazendo todas as contas para ajustes para sobreviver, mas ressalta que a demissão dos profissionais será devastadora para o setor.

Entre as propostas lançadas no manifesto da Federação Assespro está o uso da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) para o pagamento de até R$ 2.500 por empregado, até três meses. "O governo tem acesso aos dados. Sabe quanto gastamos com folha de pagamento. Os governos de todas as esferas têm de entender a relevância de TI, da necessidade de manter os profissionais ativos", afirma Nogueira.

A Assespro também pede a liberação de crédito pré-aprovado pelos bancos públicos, com a retirada da necessidade de comprovação de "garantia real" para a concessão desses empréstimos. "A ideia é que os bancos nos emprestem, mas sem a pressão da garantia real que muitos de nós não temos, para começar a pagar daqui a 12 meses. Os fundos constitucionais têm de passar 2% para o setor de TI. Chegou a hora dos tomadores de decisão entenderem que TI é estratégica", insiste.

Outra proposta é a manutenção dos contratos de TI com os órgãos públicos e a rápida liberação do pagamento das dívidas com as empresas do setor. A Federação Assespro também defende a postergação da data de vencimento dos tributos de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS em 180 dias, sem incidência de multas, juros e correções. Clique aqui e leia o manifesto da Federação Assespro.


Big data e IA para saúde fazem Semantix comprar a Tradimus

Empresa brasileira adquiriu solução voltada para gestão dos recebimentos de pagamentos das seguradoras e operadoras de planos de saúde pelos serviços prestados. Valor da transação não foi revelado pelas partes.

Fenainfo faz manifesto pela retomada das atividades econômicas

Entidade, que reúne mais de 120 mil empresas de TI, afirma que 'diante da paralisação de muitos dos seus clientes, as empresas de TI também correm o risco de parar'.

Coronavírus: Generali amplia uso de PC alugado da Simpress por home office

Seguradora decidiu dobrar a quantidade de equipamentos contratados por outsourcing para manter o funcionamento dos negócios. CEO da Simpress, Vittorio Danesi, diz que, em sete dias, foram alocados mais de três mil notebooks em distintos clientes.

HP: proposta da Xerox é irresponsável e fora da realidade

Fabricante volta a dizer não para a oferta de US$ 35 bilhões e assegura que "o negócio e impõe sinergias irrealistas e inatingíveis'.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G