Convergência Digital - Home

Covid-19 fez Reclame Aqui migrar para nuvem em 24h

Convergência Digital
Convergência Digital* - 08/05/2020

A pandemia originada pela irrupção do vírus COVID-19 gerou diversas consequências e exigiu medidas imediatas por parte das empresas, como a adoção do regime home office. O Reclame Aqui, maior site de reclamações do Brasil, fez migração de todo o sistema financeiro para a nuvem, conseguindo assim que 100% de sua equipe trabalhe remotamente. Em tempo recorde, a companhia conseguiu o feito de totalizar a migração em apenas 24 horas, por meio da solução em nuvem SAP Business One (SAP B1) da Okser em parceria com a Sky.One.

De acordo com o CFO do Reclame Aqui, Luiz Chaves, apesar da empresa ter berço tecnológico, departamentos como o de finanças, por exemplo, contavam com estrutura física para viabilizar a aprovação de pagamentos. "Nós contávamos com uma estrutura SAP, mas ainda não havíamos evoluído para o cloud. Em 24 horas, realizamos a introdução do ambiente SAP B1 para nuvem junto com a Okser e a Sky.One, e assim, toda a equipe passou a atuar 100% home office", afirma. Anteriormente, com o software de gestão empresarial ERP SAP B1, do Reclame Aqui, o acesso remoto não era permitido devido a questões como segurança e sensibilidade de dados. O processo envolveu mover a base de dados do software para os servidores na nuvem, que são gerenciados pela Sky.One.

Segundo o CEO da Sky.One, Ricardo Brandão, migrar para a nuvem está longe de ser um processo longo ou complicado, como muitas companhias pensam. "Hoje em dia, em poucas horas, é possível obter um ambiente dedicado ou compartilhado completo e disponível para carregar e utilizar o SAP Business One, em qualquer lugar e qualquer hora, por meio da nossa plataforma Auto.Sky. Em momentos de pandemia, migrar para o cloud nunca foi tão importante para manter a equipe segura e a economia girando", esclarece.

Chaves afirma que foi surpreendido pela velocidade em que a migração ocorreu. "Por conta da pandemia, definimos que 95% dos colaboradores deveriam trabalhar home office. Mas tínhamos o desejo de que o restante da equipe, da área financeira, também adotasse o quanto antes o trabalho remoto. Ficamos surpresos com a rapidez de todo o processo. Era uma necessidade não só pela empresa, especialmente pela iminência do risco de contaminação, mas também de contribuir para a sociedade", afirma.

Já o CEO da Okser, Marco Vonzodas, ressalta que as empresas de tecnologia precisam neste momento encontrar alternativas criativas de manter a economia girando. "São em momentos como este que muitos negócios se reinventam. É importante que as empresas sejam criativas e encontrem maneiras diferentes de prover o seu serviço ou manter o fluxo do produto chegando na mão dos clientes. O Reclame Aqui fez exatamente isto. Migrando para a nuvem, a companhia manteve sua economia girando e ainda garantiu a segurança de seus colaboradores, que agora trabalham 100% de suas casas", esclarece.

Vonzodas diz que o mais interessante em todo o processo foi acompanhar a rapidez e a efetividade da migração em um único dia. "Migrar para a nuvem é algo que nós já fazemos. O diferencial foi constatar que é possível fazer um movimento desses num curto espaço de tempo. Neste momento, é importante fomentar a criação de projetos de curto prazo que visem a preservação do caixa", aponta. Logo depois da migração, a Sky.One e Okser ministraram um treinamento para alinhar todas as expectativas relacionadas ao trabalho inseridas no contexto da nuvem.


Destaques
Destaques

Embratel centraliza dados do ministério da Saúde na nuvem

Os dados do Portal do Ministério da Saúde, do Portal Coronavírus e e-SUS-VE foram 100% migrados para a nuvem da Embratel. Entre os aplicativos migrados está o CoronavírusSUS. Os apps de saúde já atingiram picos de mais de 80 milhões de acessos diários.

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site