INCLUSÃO DIGITAL

ISPs levam acesso à Internet em fibra ótica para as prefeituras

Por Roberta Prescott ... 12/05/2020 ... Convergência Digital

A fibra ótica prevalece como tecnologia de conexão à internet tanto dos órgãos públicos federais e estaduais quanto prefeituras; e as pequenas e médias empresas provedoras de conexão de acesso à internet exerceram — e exercem — papel fundamental na ampliação deste tipo de acesso. Foi isso que mostrou a quarta edição da pesquisa TIC Governo Eletrônico, conduzida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Divulgada nesta terça-feira,12/05,, a pesquisa também apontou que os órgãos públicos federais e estaduais e as prefeituras brasileiras aumentaram sua presença na Internet por meio de websites e redes sociais, mas ainda é reduzida a adoção de ferramentas on-line para interação em tempo real com os cidadãos, como é o caso de chats ou chatbots. 

O acesso à internet é feito por meio de conexão de fibra ótica em 94% dos órgãos públicos federais e estaduais e em 73% das prefeituras. Mas, se nas esferas estaduais e federais a fibra já era a principal tecnologia desde 2015, nos municípios o aumento deste tipo de acesso ocorreu mais recentemente. Na pesquisa de 2015, apenas 30% das prefeituras tinham conexão com fibra ótica , porcentual que passou para 45% em 2017 e saltou para 73% em 2019. 

“Ressalto a importância dos pequenos e médios provedores para o crescimento notável da fibra. Vemos novos provedores de acesso já começando a rede externa com acesso em fibra ótica, portanto, esta é uma observação muito clara do papel que estes provedores têm”, explicou Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br. “No fim de 2018, a TIC Provedores mostrou, em relação à última coleta, um acréscimo grande dos pequenos e médios provedores e, inclusive, a quantidade dessas empresas que possuem serviços multimídia junto à Anatel.”  

Manuella Maia Ribeiro, coordenadora da pesquisa TIC Governo Eletrônico, acrescentou que a ampliação da conexão via fibra ótica aparece em outras pesquisas, tanto na parte da demanda como no maior número de empresas provendo o serviço. manuella Ribeiro também destacou a queda na conexão via rádio nas prefeituras, que caíram de 70% em 2015 para 60% em 2017 e 49% em 2019. 

Nas prefeituras, houve um aumento constatado especialmente nos municípios com até 100 mil habitantes. A proporção de prefeituras com conexão via fibra óptica e com até 10 mil habitantes passou de 32% em 2017, para 63% em 2019. Já entre os municípios entre 10 mil e 100 mil habitantes o número subiu de 52% para 79%. A conexão por fibra óptica está presente em 89% das prefeituras da região Sul, 77% do Sudeste, 66% do Nordeste, 58% do Centro-Oeste e 54% do Norte. 

A pesquisa TIC Governo Eletrônico aponta ainda disparidades relacionadas ao tamanho da população: na região Norte, apenas 31% dos municípios com até 5 mil habitantes possuíam conexão via fibra óptica, enquanto a proporção é de 61% naqueles com mais de 20 mil até 50 mil habitantes.

Veja os principais resultados do estudo TIC Governo Eletrônico 2019
[Arquivo PDF - 3 MB]


Carreira
Hacker ataca servidores do sindicato das empresas de TI do Rio de Janeiro

O TI Rio informou, por meio de nota oficial, que houve a perda de parte dos documentos e informações cadastrais e alerta as associadas para tomarem 'os devidos cuidados e precauções para não serem alvo'. O presidente do TI Rio, informa que o backup na nuvem foi crucial para salvar as informações.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

Menos de 1% dos sites no Brasil passou nos testes de acessibilidade

Brasil tem cerca de 14 milhões de sites ativos, segundo dados pesquisados pelo movimento Web para Todos.

França vai obrigar remoção de conteúdo de redes sociais em 1 hora

Lei impõe a rápida exclusão de conteúdos que envolvam pedofilia e terrorismo e dá até 24 horas para remoção do que for considerado “manifestamente ilícito”. 

ISPs levam acesso à Internet em fibra ótica para as prefeituras

O salto do uso da fibra ótica nos municípios foi destacado pela pesquisa TIC Governo Eletrônico 2019.  Em 2017, eram 45% e houve um impulso para 73% no ano passado. Em contrapartida, as conexões via rádio estão em baixa e caíram de 60%, em2017, para 49%, em 2019.

No Brasil, 45,9 milhões de pessoas ainda não acessam a Internet

Dados foram apurados pela PNAD Contínua IBGE e mostra que boa parte alega não saber usar ou falta de interesse. São 14,9 milhões de domicílios sem acesso à internet no Brasil. Mulheres superam os homens no acessso à Internet./p>

Governo inicia segunda etapa de contratação de ISPs para área de saúde

Está aberta a segunda chamada para a conexão de Postos de Saúde de todo o país. A RNP informa que, nessa etapa, onde não existir disponibilidade de fibra ótica será considerada alternativa em enlace de radio de frequência licenciada ou livre e satélite.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G