Convergência Digital - Home

AWS:75% das aplicações corporativas ainda estão 'dentro de casa'

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 13/05/2020

A migração para a nuvem está acontecendo, mas 75% das aplicações corporativas ainda estão 'dentro de casa', observou o arquiteto de Soluções da AWS, Claudio Shiba, no segundo dia do AWS Initiate Digital Week, realizado nesta quarta, 13/5. O especialista lembra que a nuvem híbrida desponta como a preferida das corporações neste momento de migração de tecnologia.

"No setor público, o cliente é o cidadão que cada vez mais quer tere acesso a serviços pelos canais digitais. A nuvem híbrida acelera a inovação, porque permite aos desenvolvedores priorizar a aplicação, permite uma otimização de custos e abre frente para o uso da nuvem pública", observou Shiba. A Biblioteca da Catalunha, em Barcelona, é um exemplo.

Usuária da AWS, a biblioteca permaneceu on premises, mas contratou o backup e a recuperação de desastre para disponibilizar o conteúdo online para seus alunos. A Biblioteca gera 26Terabytes de informações e registra um crescimento médio de 1 terabyte por mês. "O interesse deles era o de manter a estabilidade de acesso ao conteúdo nos momentos de picos, sem perder a gestão", completa Shiba.

O arquiteto de soluções da AWS admite que a gestão conjunta dos ambientes on premises e na nuvem instiga desafios aos gestores de TI. "Exige um conjunto de habilidades para o uso das melhores ferramentas e uma política de governança para assegurar a segurança das aplicações, mas é um caminho, sim, para rever a arquitetura de Tecnologia", completa o executivo.


Destaques
Destaques

Embratel centraliza dados do ministério da Saúde na nuvem

Os dados do Portal do Ministério da Saúde, do Portal Coronavírus e e-SUS-VE foram 100% migrados para a nuvem da Embratel. Entre os aplicativos migrados está o CoronavírusSUS. Os apps de saúde já atingiram picos de mais de 80 milhões de acessos diários.

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site