Clicky

Convergência Digital - Home

Embratel centraliza dados do ministério da Saúde na nuvem

Convergência Digital
Ana Paula Lobo* - 18/05/2020

Os dados do Portal do Ministério da Saúde (saude.gov.br), do Portal Coronavírus (covid.saude.gov.br), e e-SUS-VE (notifica.saude.gov.br) foram 100% migrados para a nuvem em contrato firmado entre o Ministério da Saúde e a Embratel. Os bancos de informações foram centralizados para permitir  segurança e estabilidade no envio e acesso aos dados referentes à evolução do Covid-19 no Brasil. O Aplicativo CoronavíruSUS, dentre outros do Ministério, também já foi migrado.

"A Embratel realiza a jornada para a Cloud de forma ágil, preservando a segurança de grandes volumes de informações. Com o projeto desenvolvido, o Ministério da Saúde está disponibilizando os dados sobre o Coronavírus com muito mais eficiência e rapidez para a sociedade", explica Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel. O executivo ressalta, ainda, que a oferta possibilita ao Ministério da Saúde uma administração simplificada, segura e escalável dos servidores virtuais e bancos de dados.

A importância do acesso às informações de diagnósticos e formas de prevenção é tão grande que os portais e aplicativos com dados sobre o Coronavírus já atingiram picos de mais de 80 milhões de acessos diários desde o início da pandemia, principalmente via dispositivos móveis. Para garantir a performance e a confiabilidade necessárias à notificação de casos COVID-19 pelos profissionais de saúde e ao registro compulsório de ocupação de leitos pelos hospitais, foi desenvolvido o e-SUS Notifica, substituindo outra plataforma que não garantia tal robustez.

Este sistema trouxe, ainda, uma série de melhorias ao processo de trabalho das equipes de gestão, vigilância e assistência do Ministério da Saúde, Secretarias de Estado da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, que têm informações disponíveis mais rapidamente e com melhor integração com outras plataformas, assim como maior transparência e rapidez na disponibilização de informações para a sociedade em geral. Os dados podem ser acessados pela população e pela Imprensa por meio do Portal Coronavírus Brasil, que disponibiliza boletins gerados diariamente e de forma automatizada, com números como casos confirmados e óbitos por região e Estado, taxa de letalidade, e evolução dos diagnósticos.

"Ao escolher a Embratel como parceiro, o Ministério da Saúde consegue focar as suas atenções na administração da pandemia, contando com a nossa experiência para lidar com todas as necessidades tecnológicas que o momento exige", explica Maria Teresa Lima, Diretora Executiva para Governo da Embratel. O Portal Saúde, principal portal do Ministério da Saúde, também foi migrado para a Nuvem. Nele, a população pode acessar as últimas notícias, indicadores, informes, orientações, entre outros dados da pasta.

O projeto com a Embratel faz parte de licitação vencida pela empresa para fornecimento de soluções, apoio técnico e treinamento de Computação em Nuvem para diversos órgãos do Governo Federal, incluindo o Ministério da Saúde, para o qual já foram realizadas migrações de vários outros sistemas e aplicações.

*Com informações da Embratel



Ministério da Justiça escolheu nuvem da Oracle para atender ao consumidor

"A nuvem nos abre um novo catálogo de possibilidades para serviços", afirma o coordenador geral de infraestrutura e serviços do Ministério da Justiça, Leonardo Greco. Serviço consumidor.gov.br migrou para a Oracle no final de maio.

Icatu Seguros: mudar atendimento ao cliente para a nuvem foi decisão irreversível

Seguradora contratou a CXone, da NICE, para migrar, em tempo recorde, os seus funcionários para o trabalho remoto. "Tínhamos de não perder a qualidade e a eficiência e adaptar o serviço ao dia a dia das casas dos colaboradores", conta o diretor de Marketing e canais, Rafael Caetano.

Destaques
Destaques

Brasil investe muito pouco em Inteligência Artificial

O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.

AWS: Nuvem reduz custos em 61% e aumenta eficiência da TI em 74%

O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS. 



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O desafio de administrar toda a rede a partir da nuvem

Por Ed Solis*

De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões

Como controlar os gastos em nuvem pública?

Por Srinivasa Raghavan*

Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site