Home - Convergência Digital

Profissional de IA tem de gostar de fazer a tecnologia acontecer

Ana Paula Lobo e Luís Osvaldo Grossmann - 28/05/2020

A Universidade Federal de Goiás criou o primeiro curso de graduação do país em Inteligência Artificial. Projeto do professor Anderson Soares, a proposta é ampliar a oferta de conhecimento em uma área carente de profissionais, mas com oportunidades. 

“O momento é oportuno. Quando o aluno defende uma tese de doutorado e tem três empresas querendo que ele vá trabalhar para elas, quando dá uma inserção profissional prematura, e ao mesmo tempo que faz pesquisa e entrega produto é muito relevante”, afirma Soares, em entrevista ao Convergência Digital Em Pauta. 

“É um curso para amplificar o que já da certo. A formação de inteligência artificial acontece a nível de mestrado e doutorado. as na medida que a gente não consegue dar vazão a esse topo da pirâmide, tem que buscar novas formas de ampliar esse tipo de formação", adverte.

A experiência em inteligência artificial da UFG ao combinar pesquisa com resultados que atendem o mercado fomenta o empreendedorismo. “Queremos que os alunos construam carreira de sucesso. É um perfil de aluno que gosta de ver tecnologia acontecer. Que resolveu tal problema, que ajudou as pessoas. Alguém que gosta de computador. E que quer ajudar a construir um mundo novo. Se num primeiro momento é um profissional caro, o produto que deriva é altamente escalável, então o uso é barato em larga escala.”

Segundo ele, a seleção da primeira turma da graduação foi um dos cursos mais concorridos para o primeiro semestre deste 2020. “Ficou atrás só de medicina e talvez o curso com maior nota de corte”, diz Soares. “Tem a parte da matemática, mas não precisa ter medo da matemática. Não é um curso fácil. É difícil. É complexo. Mas tem o sonho de contribuir efetivamente para a competitividade do país". Assista esse trecho da entrevista. O link completo da entrevista está aqui:https://youtu.be/WRZDYTVFR_s

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

17/06/2021
e-Fórum OpenRAN - Redes abertas no ambiente 5G

10/06/2021
e-Fórum Cyber Security: LGPD e Gestão de Risco : Desafio para Governo e Empresas

04/05/2021
Nuvem do Governo: órgãos decidem quais dados ficam dentro ou fora do Brasil

29/04/2021
Estados e municípios vão ficar com US$ 1 bilhão do BID para digitalização

06/04/2021
Huawei: é cedo para dizer quem está dentro ou fora da rede privada do governo

25/03/2021
Competitividade: o mantra do Brasil no jogo da economia digital

18/03/2021
Portal único vai concentrar licitações da União, estados e municípios

17/03/2021
Nova Lei de Licitações remodela compras de serviços e produtos de TICs

17/03/2021
Nova Lei de Licitações ainda passa por vetos e 40 regulamentações

12/03/2021
Software brasileiro tem futuro ameaçado por falta de pessoas qualificadas

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Redes Neurais darão bons programadores?

Por Francisco Camargo*

A pergunta que fica não é se a inteligência artificial vai substituir os programadores, mas quando isso acontecerá.Esse desenvolvimento terá profundo impacto na educação das crianças e no futuro dos seus empregos.

Destaques
Destaques

Contratações em TIC cresceram 300% no 1ºtri e ainda assim foram insuficientes

Entre janeiro e março foram abertas 52.743 novas vagas, frente as 59.193 criadas ao longo do ano passado, segundo a Brasscom.

TRT-2 valida demissão feita pelo WhatsApp

A 18ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região confirmou a demissão de uma educadora de ensino infantil justificando que a OTT se 'tornou um grande aliado, especialmente em 2020, como ferramenta de comunicação como qualquer outra'.

DPOs e analistas de compliance LGPD estão em alta no mercado de trabalho

Dezoito profissões do futuro do trabalho começam a ganhar corpo no Brasil, conforme a consultoria Robert Half.BI e CRM estão também em alta.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site