Clicky

INOVAÇÃO

Indústria de semicondutores reage à liquidação da Ceitec

Convergência Digital ... 15/06/2020 ... Convergência Digital

A indústria de semicondutores indicou preocupação com a decisão do governo federal de fechar a Ceitec, a estatal que projeta chips. Em nota, a Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores aponta que a “liquidação distanciará ainda mais o Brasil do conhecimento de ponta necessário ao desenvolvimento de produtos de alta tecnologia e diminuirá as chances para que possamos reduzir a enorme dependência de produtos importados”. 

O anúncio foi feito após reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos, na terça-feira, 10/6, onde relatou-se a falta de interessados em comprar a empresa, uma vez que a intenção inicial era privatizar a Ceitec no começo de 2021.

Para a entidade, é ilustrativo que o anúncio tenha se dado no mesmo dia em que os Estados Unidos apresentaram projeto para injetar US$ 22,8 bilhões na atração de fabricantes de semicondutores. E ressalta a necessidade de serem "implementadas atividades capazes não somente absorver os recursos humanos, com muitos especialistas, mestres e doutores".

Segundo o presidente da ABISEMI, Rogério Nunes, a Ceitec foi a única fábrica que logrou desenvolver um certo nível de capacidade de difusão dos chips no hemisfério sul do planeta, num investimento estratégico feito pelo país, que inclusive atraiu aportes estrangeiros. 


Cloud Computing
Vicunha Têxtil migra quase 3 mil usuários para a nuvem

Indústria têxtil escolheu a nuvem da Microsoft, a M365, e contratou a Brasoftware para fazer a implantação do projeto. Iniciativa serviu para a integração dos times na América Latina.

TCS troca identidade digital por soluções de Blockchain

Fornecedora de serviços de TI vai projetar soluções para Saúde, Energia, Educação e Serviços Financeiros na América Latina em parceria com a LACCHain, iniciativa do BIT Lab.

IA vai além do diferencial competitivo: ela ditará a sobrevivência das empresas

Ayesha Khanna, cofunddora e CEO da ADDO AI, diz que Inteligência Artificial faz diferença ao ser centrada no cliente; para a redução de riscos e combate à fraude; para a melhoria dos processos e para fomentar a inovação.

Blockchain vai compartilhar dados de forma segura, escalável e em tempo real

A tecnologia pode estar, agora, vivendo um momento de baixa, mas ela será crucial para os próximos passos, decretou o diretor para tecnologia da Accenture, Fernando Taniguti. "Blockchain, IA e nuvem pública viabilizam a mudança que estamos esperando", reforçou.

Banco do Brasil: Sem profissionais de software, Brasil padece na economia digital

O gerente executivo do DITEC, Igor Regis, lembra ainda que o Internet Banking foi atropelado pelo Mobile Banking e diz que duas tecnologias desafiam o setor financeiro: Blockchain e computação em nuvem.

Apenas 7% das indústrias têm planos de transformação digital

A jornada digital está muito mais no discurso do que na prática, pontua estudo da Accenture. Tanto que somente 11% das entrevistadas estão avançadas em vendas digitais. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G