Convergência Digital

Detran do Espírito Santo e Dataprev usam analytics para reduzir fraudes

Da redação - 03/07/2020

Se a contratação de cientistas de dados começou por setores específicos da economia com histórico de altos investimentos em tecnologia e também em adiantar-se às tendências, como o de telecomunicações e finanças, agora empresas de diversos segmentos, tanto público como privado, já incorporam estes profissionais em seus quadros, apontou Luiz Malere, gerente de customer advisor e inovação do SAS, em entrevista em vídeo ao CDTV.

"O setor público se deu conta dos benefícios que inteligência artificial e cientista de dados pode trazer", disse, citando dois projetos do SAS. Um é o Detran do Espírito Santo que automatizou diversos processos e reduziu fraude ao adotar reconhecimento de texto e IA, e a Dataprev que usou analytics para reduzir a incidência de fraude no recebimento do auxílio emergencial.

"Vemos que governo começa a perceber que automação, tratamento de dados, inteligência artificial podem desafogar órgãos que estão com backlog elevado", atesta, afirmando que tem sentido aumento de demanda no setor público. Malere também ressaltou que está vendo a mudança para maior adoção destas soluções em nuvem. Recentemente, o SAS anunciou uma parceria com a Microsoft para intensificar o uso de analytics na nuvem.


Detran do Espírito Santo e Dataprev usam analytics para reduzir fraudes

Órgão público de trânsito automatizou diversos processos e reduziu fraude ao adotar reconhecimento de texto e Inteligência Artificial. A estatal de TI adotou a tecnologia no programa de Auxílio Emergencial, conta Luiz Malere, gerente de customer advisor e inovação do SAS.

Ciência de dados: a profissão do agora e do futuro

Em alta, o profissional cientista de dados é buscado em áreas como medicina, varejo, bancos, telecom, entre outras verticais. Um bom especialista tem formação multidisciplinar e visão holística do negócio.


Ciência de Dados - clique aqui para ver o especial completo
Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2020 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site