Home - Convergência Digital

Faria: 5G depende de posição do presidente Jair Bolsonaro

Luís Osvaldo Grossmann - 08/07/2020

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou nesta quarta, 8/7, que acredita na realização do leilão 5G no primeiro semestre de 2021, apesar da necessidade de realização de testes de campo sobre interferências. Mas segundo ele, há definições que ainda aguardam a Presidência da República. 

“O leilão de 5G deverá ficar para o ano que vem. Com a Covid-19 os testes de campo ficaram prejudicados. Então será provavelmente no primeiro semestre do ano que vem”, disse o ministro das Comunicações, em entrevista à rádio Bandeirantes. 

Faria, empossado há exatas três semanas no ministério recriado, sugeriu que a missão principal da nova pasta é comunicar as realizações da gestão Bolsonaro, na tentativa de modificar “a pauta central concentrada em conflitos”. Mas também anotou que faz o “dever de casa” com a Anatel e estuda a questão do 5G. 

“Vou receber todos os players envolvidos em relação ao 5G. Meu trabalho no ministério é coletar informações. Ver a questão financeira, de investimentos, de transparência, até para subsidiar o presidente da República. Porque é uma questão nacional, envolve diretamente presidentes no mundo inteiro, é um tema altamente sensível, e estarei alinhado com o que o presidente definir. Vou fazer o dever de casa, juntamente com a Anatel, mas a decisão final será do presidente Jair Bolsonaro.”

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

22/09/2020
Economia prefere, mas não garante, leilão 5G não arrecadatório

22/09/2020
Para TIM, 5G não comporta neutralidade de rede

22/09/2020
Anatel: Crise afetou condições e preço do edital do 5G

22/09/2020
Vitor Menezes, Minicom: Vamos brigar por um leilão 5G não arrecadatório

21/09/2020
Comissão Europeia pede ações urgentes para ter 5G o quanto antes

17/09/2020
Telcomp vai ao STF contra leis que impedem antenas a 50 metros de residências em São Paulo

16/09/2020
Vale vai investir em laboratório 5G

15/09/2020
5G vai atrasar se teles tiverem que pagar limpeza da Banda C

10/09/2020
Minicom: Governo Bolsonaro não vai intervir na venda dos ativos da Oi

10/09/2020
5G avança sobre espectro não licenciado

Destaques
Destaques

Claro: Sem antenas, São Paulo fica fora do 5G

CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, criticou a miopia de executivos que ainda insistem em colocar restrições à implantação de antenas, como acontece na cidade de São Paulo. "5G é a grande plataforma para permitir um salto econômico mais vigoroso", advertiu.

Covid-19 não é desculpa e Brasil perde dinheiro e status ao atrasar o 5G

O mundo não vai esperar o Brasil resolver seus problemas e o 5G está acontecendo, advertiu o consultor sênior da Omdia, Ari Lopes. Governo terá de decidir se busca investimentos de longo prazo ou de curto prazo. Omdia prevê um impacto de US$ 1,1 trilhão no Brasil de 2021 a 2025.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Internet 5G traz disrupção para Telecomunicações até no modelo de negócio

Por Eduardo Grizendi*

Na RNP, estabelecemos um objetivo estratégico ambicioso – o de prover uma ciberinfraestrutura, segura, de alto desempenho e disponibilidade e, ao mesmo tempo, ubíqua, onipresente, em qualquer lugar e a qualquer hora, para nossas comunidades de educação, pesquisa e inovação.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site