Clicky

Home - Convergência Digital

Claro: Sem antenas, São Paulo fica fora do 5G

Ana Paula Lobo - 28/08/2020

A cidade de São Paulo não vai ter 5G se continuar imposto restrições à instalação de antenas, advertiu o CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, ao participar de Live realizada pelo SindiTelebrasil e pelo portal Jota, sobre o papel das Telecomunicações na retomada econômica do Brasil, nesta sexta-feira, 28/08.

"Existe uma certa miopia de algumas áreas que ainda insistem em colocar restrições às antenas. No mundo isso já foi superado. Outras capitais, como Porto Alegre, superaram, mas São Paulo cria uma grande dificuldade. Não vai ter 5G se não entenderem que antena é fundamental", advertiu.

Teixeira defendeu ainda que o leilão 5G seja não arrecadatório e mais voltado a obrigações de cobertura. Segundo ele, o 5G será a grande plataforma para permitir um salto econômico mais vigoroso e o Brasil não pode ficar de fora dessa janela de oportunidade.

"O investimento tem de ser feito em mais pontos de conexões, em mais infraestrutura. Um valor alto pelo espectro pode reduzir o aporte em infraestrutura ou restringir a atuação", pontuou. O CEO da Claro observou que a economia brasileira foi resiliente na pandemia de Covid-19 porque houve o suporte do setor de telecomunicações aos negócios e para as pessoas. "Fizemos em quatro meses, uma transformação digital que levaria pelo menos dois anos", completou.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

30/11/2020
Reino Unido endossa NEC no OpenRAN para tirar Huawei e provocar Ericsson e Nokia

30/11/2020
Um em cada quatro acessos móveis na América Latina será 5G até 2026, prevê Ericsson

27/11/2020
Teles: restrição a fornecedores é um risco ao 5G e aos consumidores

26/11/2020
Palo Alto: É um erro enorme repetir o passado e não tornar a nuvem aberta de verdade

24/11/2020
Leilão 5G: Embaixada da China reage forte contra filho do presidente Jair Bolsonaro

24/11/2020
Minicom se diz cobrado por Bolsonaro para fazer o leilão 5G

24/11/2020
Highline compra Phoenix Tower e passa a deter 3,2 mil torres no Brasil

19/11/2020
Qualcomm e Nokia: Ondas milimétricas são a mudança do modelo de negócio no 5G

18/11/2020
Anatel: Cibersegurança em Telecom une teles e os mais de 10 mil prestadores de serviços SCM

17/11/2020
TBNet fecha parceria com tele para transformar 23 mil ATMs em hotspots Wi-Fi 5G

Destaques
Destaques

Qualcomm e Nokia: Ondas milimétricas são a mudança do modelo de negócio no 5G

Ondas milimétricas não apenas uma banda a mais para o 5G, mas são a base das novas aplicações com baixíssima latência, diz Francisco Soares, da Qualcomm. Wilson Cardoso, da Nokia, adverte que, até 2025, serão instaladas 200 mil ERBs para atender verticais específicas como a indústria 4.0.

Anatel: Cibersegurança em Telecom une teles e os mais de 10 mil prestadores de serviços SCM

"Não há como fazer obrigação em cibersegurança. O ambiente tem de ser cooperativo e não é apenas com as teles. São mais de 10 mil pequenos prestadores de serviços e eles têm de estar ativos. Temos de ter uma coordenação entre todos os atores", disse o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

IoT e os novos negócios e aplicações para o mercado de energia

Por Pedro Al Shara*

Analistas de mercado estimam que o impacto da Internet das Coisas na economia alcance de 4% a 11% do Produto Interno Bruto do planeta em 2025.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site