NEGÓCIOS

Blockchain: TCU lança guia para orgãos públicos, sem recursos técnicos e dinheiro, usarem a tecnologia

Convergência Digital* ... 14/09/2020 ... Convergência Digital

Depois de apontar que os órgãos públicos não têm recursos técnicos, nem dinheiro, para apostar em soluções de blockchain, o Tribunal de Contas da União decidiu lançar um guia "para auxiliar gestores públicos na difícil missão da transformação digital" a partir de "um framework projetado para ajudar as organizações a empreenderem novos projetos das tecnologias descentralizadas e distribuídas".

O guia busca auxiliar os gestores em sua tomada de decisão. Nele, propõe-se um modelo de avaliação da necessidade baseado em árvore de decisão para que gestores avaliem a pertinência da adoção da tecnologia Blockchain em suas organizações públicas. O guia também expõe os principais fatores críticos da implementação de um projeto, e um inventário de riscos, incluindo sugestões de controles para mitigá-los.

"Como a tecnologia Blockchain pode ser objeto de interesse em muitas organizações públicas, é necessário que os agentes públicos conheçam a experiência de projetos e casos de uso de outros países e compreendam as principais características e benefícios da tecnologia, para que possam avaliar a pertinência do projeto Blockchain de sua organização", aponta o TCU.
A Corte de Contas ressalva, no entanto, que "a empolgação gerada por uma nova tecnologia também pode acarretar o desperdício de dinheiro público, especialmente quando a tecnologia não é totalmente compreendida pelos gestores e as incertezas não são consideradas, como nos casos em que é adotada apenas por modismo tecnológico".

* Com informações do TCU


Cloud Computing
BNDES abre linha especial para IoT, Big Data e digitalização

Chamada BNDES Crédito Serviços 4.0, linha tem limite por operação é de até R$ 5 milhões O prazo de pagamento é de até 120 meses, com carência de três a 24 meses. 

Cientista de dados: seja investigativo, analítico e curioso

Não há um perfil delimitado para o cientista de dados, o que significa que ele pode ser um 'profissional mais rodado e experiente' ou uim jovem recém-saído das universidades. Mas há um ponto essencial: a multidisciplinaridade, aponta o professor e especialista em ciência de dados do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), João Carlos Barbosa.

Transformação digital é mudar a mentalidade de produto para solução ao cliente

"Não precisamos da furadeira, mas, sim, do buraco na parede", exemplificou Thales Teixeira, fundador da decouping.co, ao revelar o impacto da jornada digital. Para Teixeira, a inovação está no modelo de negócios. "A tecnologia é só um motor", pontuou.

Serpro busca parceria com bancos para emissão de certificado digital

Chamamento público espera identificar oportunidades de negócios que fomentem a massificação das assinaturas digitais. 

Huawei diz ter estoque suficiente para atender demanda nacional

Diretor senior de Relações Públicas e Governamentais da empresa, Atílio Rulli, assegurou que o estoque da fabricante está 'em linha com que é visto no mundo'. Hoje a Huawei produz localmente 40% dos equipamentos que vende às operadoras, ISPs e empresas brasileiras.

Acesso Digital recebe aporte e entra na briga pelo mercado de Telecom

Empresa, criada em 2007, trabalha com reconhecimento facial e assinatura eletrônica, recebeu um investimento de R$ 580 milhões liderado por SoftBank e General Atlantic.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G