OPINIÃO

Como controlar os gastos em nuvem pública?

Por Srinivasa Raghavan*
16/09/2020 ... Convergência Digital

À medida que o mercado de serviços em nuvem para empresas continua em crescimento, o valor que sua organização gasta com essas demandas pode aumentar rapidamente. Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.

De acordo com um relatório recentemente publicado pela empresa de analistas Canalys, o mercado de computação em nuvem registrou um grande crescimento no segundo trimestre de 2020, com as empresas se ajustando às restrições de bloqueio impostas pelos governos em todo o mundo. Os gastos globais em infraestrutura de nuvem cresceram 31% e foram para US$ 34,6 bilhões no segundo trimestre de 2020.

As nuvens públicas são populares entre as empresas porque são mais econômicas e menos complexas de configurar, permitindo que as companhias alcancem seus objetivos com mais eficiência. Dito isso, as complexidades geralmente surgem à medida que os recursos em nuvem se acumulam e as empresas passam a ter pouca visibilidade daquilo que estão utilizando. Isso normalmente leva a um excedente de recursos não monitorados, subutilizados ou inativos, em várias plataformas de diversas contas, fazendo com que a empresa gaste em excesso com recursos desnecessários.

É possível gerenciar esses recursos subutilizados e reduzir as despesas associadas implementando uma solução de monitoramento de desempenho na nuvem que fornece as seguintes ferramentas:

1. Uma visão holística dos serviços em nuvem

Normalmente, as empresas só têm ideia de quanto é gasto quando as faturas dos vários serviços utilizados chegam no departamento de contabilidade. Isso torna a medição dos custos um processo complicado e demorado. Ao implementar uma plataforma com monitoramento orientado por Inteligência Artificial (IA), as empresas podem otimizar os gastos visualizando-os holisticamente em várias contas a partir de um único console. Elas podem se beneficiar de uma solução que exibe as despesas da AWS divididas por várias dimensões, incluindo contas vinculadas, tipo de serviço, região e tags definidas pelo usuário - com opções para agendá-las como relatórios.

2. Defina controles de orçamento
Quando os gastos em nuvem são gerenciados retroativamente pela avaliação de faturas, a empresa já acumulou custos que poderiam ter sido evitados usando a tecnologia prontamente disponível. Uma plataforma de monitoramento em nuvem com funcionalidade de controle de orçamento ajuda a reduzir as despesas operacionais, evitando gastos descontrolados, limitando o valor gasto em cada serviço. A plataforma de monitoramento correta deve permitir que os usuários configurem notificações para informá-los quando os gastos excederem o orçamento estabelecido para cada serviço em nuvem.

3. Rastreamento de gastos na nuvem com tags
As tags são uma maneira comum de gerenciar cargas de trabalho e, com a plataforma correta, elas também podem ser usadas para rastrear o uso desses serviços, permitindo que as empresas reconheçam para qual projeto cada serviço em nuvem está sendo usado, para qual equipe ou cliente e quando esse serviço pode ser desativado.

4. Segurança e conformidade
A segurança e a conformidade devem ser levadas em consideração em qualquer situação, para que as empresas procurem soluções fortalecidas com arquiteturas de grade redundantes, criptografia de dados em trânsito, políticas e processos estritos e recursos para ajudar a cumprir os padrões regulamentares, como ISO/IEC 27001, GDPR, LGPD e SOC2.

Ao capacitar as equipes para regular seus serviços em nuvem, as empresas podem obter maior controle sobre seus gastos. É fácil acumular serviços; no entanto, permitir que as equipes monitorem seu próprio uso as incentivará a gerenciar efetivamente seus próprios custos. Obviamente, outras partes internas, como o departamento de contabilidade, também devem monitorar os gastos em nuvem de cada equipe ou cliente. Portanto, é importante investir em uma solução que permita a visibilidade dos gastos para vários usuários em toda a empresa.

Sustentada por insights orientados por IA, uma ferramenta de monitoramento em nuvem que fornece maior visibilidade e controle sobre os gastos com recursos permite que as equipes de DevOps e TI otimizem e aprimorem o desempenho de seus recursos, além de eliminar gastos descontrolados. O monitoramento contínuo e a capacidade de controlar os gastos nesses ambientes são vitais para alcançar uma vantagem competitiva.

Srinivasa Raghavan é gerente de produtos do Site24x7


Carreira
Dos 10% em teletrabalho no Brasil, maioria é branca, tem diploma e maior renda

Segundo o Dieese, 8,4 milhões de brasileiros trabalham de casa por conta da pandemia de Covid-19. Proporção chega a 22% dos trabalhadores em Brasília, mas não passa de 3% no Pará. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G