ATUALIZADA - A Braskem confirmou na tarde desta quarta-feira, 07/10, que sofreu um ataque ransomware, mas que a segurança de TI conseguiu evitar o sequestro dos dados para pedido de resgate. Também não houve, segundo a companhia, a paralisação de operações industriais.
“O protocolo de segurança para o retorno seguro de todos os sistemas segue em estado adiantado. Não houve comprometimento ou interrupção das operações industriais da Braskem”, garantiu a companhia. Na manhã desta quarta-feira, a Braskem, empresa brasileira do ramo petroquímico e produtora de resinas termoplásticas, comunicou à Comissão de Valores Mobiliários, um ataque hacker aos seus sistemas.
O informe à CVM é uma obrigação legal de empresa de capital aberto e uma proteção das empresas diante da ausência da Autoridade Nacional de Dados, para quem essas ações deveriam ser reportadas, mas que, até o momento, mesmo com a vigência da LGPD, não foi formada pelo Governo Bolsonaro.
No informe da parte da manhã, a Braskem relatou 'uma invasão foi detectada e que, por medida de precaução, foi interrompido o acesso a alugns servidores e software, impactando as operações'. Não é o primeiro ataque hacker às grandes empresas brasileiras. A Avon/Natura já foi atacada e também teve que suspender suas operações. A Light, no Rio de Janeiro, também teve que agir contra os hackers.
Não repassem dados pessoais por telefone ou por SMS. A vacinação contra a Covid-19 não exige cadastramento prévio no ministério da saúde, nem no aplicativo Conecte SUS Cidadão.
Tribunal assumiu o ataque, mas reportou que 'não houve invasão aos sistemas nem às bases de dados, tampouco furto de informações". A Polícia Federal foi acionada.
Primeiro patch tuesday de 2021 corrigiu 83 vulnerabilidades no sistema operacional Windows, Edge, Office, Visual Studio, .Net Core Engine e SQL Server, entre outros. Atenção total ao CVE-2021-1648, um bug no serviço splwow64 do Windows que pode permitir que um invasor eleve seu nível de privilégio.
Questionada pela CVM, a companhia admitiu que houve, sim, vazamento de dados, mas preferiu não confirmar quais foram. Também admitiu que recebeu pedido de resgate dos hackers. Embraer disse ainda que os sistemas de TI já estão reestabelecidos.