Anatel, por Covid-19, autoriza Claro a adiar lançamento de novo satélite

Luís Osvaldo Grossmann ... 08/10/2020 ... Convergência Digital

A Anatel aprovou nesta quinta, 8/10, a prorrogação do prazo para o início da operação do satélite Star One D2, que promete conexões em banda Ku mas também em banda Ka. Segundo a Claro, não foi possível proceder com o lançamento este ano, como previsto, por conta do impacto da pandemia de Covid-19. 

O caso já tivera posição favorável do relator, Raphael Garcia, quanto à prorrogação do prazo, visto que o vencimento era previsto para este mês de outubro. Ao devolver o processo após pedido de vista, o conselheiro Moisés Moreira compartilhou o entendimento.

Como relatado na reunião, a Claro sustentou que “em razão da pandemia do Covid-19, o lançamento programado para o presente ano não foi possível, pois diversos atores envolvidos na cadeia para o lançamento foram afetados e tiveram atividades paralisadas”. 

O resultado foi o entendimento de que “postergar o prazo para entrada em operação do segmento espacial referente ao direito de exploração de satélite conferido à Claro na posição orbital 70 graus oeste, até 31 de agosto de 2021, é medida justificável com base nos conceitos legais de caso fortuito e força maior.

Segundo a empresa, o novo lançamento está previsto para a primeira metade de 2021. 


Internet Móvel 3G 4G
TIM ativa piloto de banda larga fixa com 5G DSS

Primeiros 300 clientes iniciaram testes da tecnologia em Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MS) e Itajubá (MG). Operadora está entregando os equipamentos em comodato para os testes.

Anatel flexibiliza regras para as MVNOs

Em especial, agência passa a permitir que operadoras virtuais possam fazer contratos com mais de uma prestadora na mesma área de registro. 

Carlos Baigorri toma posse no Conselho Diretor da Anatel

Em cerimônia no Ministério das Comunicações, o novo conselheiro afirmou que "a Anatel tem diversos desafios para o ano que vem, como o leilão de 5G, e temos que garantir que a conectividade chegar a todos rincões do País, com qualidade e a preços acessíveis à população para que todos os brasileiros possam exercer a sua cidadania”.

Feninfra diz que sem desoneração da folha país perde R$ 2 bilhões e 500 mil empregos em Telecom

Segundo a presidente da entidade, Vivien Suruagy, caso o Congresso não derrube o veto de Bolsonaro à medida, haverá um "apagão de tecnologia" no país.

Para OCDE, tributação é gargalo de telecom no Brasil

“Um ponto fraco significativo é o alto nível dos tributos e das taxas aplicados ao setor de comunicações”, aponta a entidade em relatório sobre o setor. Infraestrutura passiva e renovação sucessiva de espectro merecem atenção. 

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G