Clicky

Convergência Digital

Desafio nacional: identificar os dados efetivamente valiosos ao negócio

Convergência Digital - 19/10/2020

As organizações brasileiras avançam na identificação de dados valiosos: 71% afirmam que identificam e capturam a maioria (+ de 70%) dos dados potencialmente valiosos em toda a organização. No entanto, não é uma tarefa fácil: 97% relatam que é desafiador para sua organização identificar fontes de dados potencialmente valiosas. Os dados são de pesquisa feita pela IDC Brasil, com 1,2 mil líderes de negócios, em 11 países, entre eles o Brasil.

Há um grande equilíbrio entre os principais desafios na execução da análise de dados, os mais apontados pelas empresas foram: investimento na tecnologia certa para realizar análises (48%), apresentação da análise de forma clara e persuasiva (48%), localização e conexão com os dados necessários para análise (47%), encontrar talentos e recursos responsáveis pelas análises (46%) e garantir a interpretação correta e precisa (46%).

Mais de 42% dos líderes de negócios brasileiros relatam que identificar novas fontes de dados é o maior foco em investimentos de dados nos próximos 12 meses, em comparação com apenas 8% que priorizam o aumento de seus recursos de análise de dados. Em relação à alfabetização dos dados, 51% relatam que mais da metade de sua força de trabalho é treinada e equipada para fazer a análise de dados padrão; esse percentual sobe para 82% em um planejamento para os próximos dois anos.

Os maiores desafios para as organizações brasileiras no processamento de dados em um formato pronto para análise são atualizar dados corretamente (50%), garantir a correção dos dados (44%) e integrar dados diferentes em formatos padrão (44%). Mais de um terço das organizações (34%) gerencia o acesso aos dados e governança de dados de maneira ad-hoc, para finalidade definida.

Já os motivos mais comuns pelos quais os projetos de análise de dados das empresas brasileiras não atingiram seus objetivos são: qualidade dos dados não era boa o suficiente (37%), modelos criados não funcionaram (31%), dados não disponíveis para análise em tempo hábil (31%).

A pesquisa da IDC foi realizada entre fevereiro e março de 2020, com diretores, vice-presidentes e c-levels de organizações com mais de 1 mil funcionários de diferentes setores, incluindo educação, finanças, governo, saúde, manufatura, varejo/atacado, transporte, comunicação e serviços públicos.


Agência Zmes: ciência de dados une tecnologia, negócio e marketing

Sócio-fundador e líder da área de tecnologia e dados da agência de marketing digital, Henrique Makauskas, diz que usar dados trouxe um diferencial competitivo ao negócio. O desafio segue sendo encontrar bons profissionais para trabalhar na área.

Ciência de dados para quem precisa de oportunidade

Em parceria com a escola de tecnologia Resilia, o iFood, está com inscrições abertas para  o Vamo AI, um programa de formação para jovens de baixa renda.São 30 vagas e as inscrições vão até o dia 18 de dezembro.


Ciência de Dados - clique aqui para ver o especial completo
Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2020 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site