Clicky

Convergência Digital - Home

Covid-19 impulsiona uso da nuvem e serviços de TI crescem 4,2% no 1º semestre

Convergência Digital
Convergência Digital - 03/11/2020

No primeiro semestre de 2020, o mercado nacional de serviços de TI cresceu 4,2% em relação ao mesmo período de 2019 e chegou a mais de R$ 41 bilhões, de acordo com o estudo da IDC Brasil. Segundo a IDC, o primeiro semestre de IT Services no Brasil pode ser dividido em períodos com dinâmicas bem diferentes: "Nos dois primeiros meses, o que se observou foi um mercado acelerado e impulsionado por negociações iniciadas no final de 2019.

O contraponto negativo ocorreu a partir de março, com a pandemia de covid-19. Se por um lado disciplinas ligadas ao fornecimento de hardware, mercado bastante dolarizado e dependente de insumos importados foram impactados, por outro houve aceleração nos resultados de serviços correlatos a cloud e segurança da informação, ambos figurando como maiores habilitadores do trabalho remoto diante do confinamento", explica Luiz Monteiro, analista de pesquisa e consultoria em serviços de TI da IDC Brasil. O resultado desse movimento foi um crescimento perto de zero no mercado de Hardware Deploy and Support, enquanto Appplication Management acelerou 5,9% no resultado anualizado.

Para o restante de 2020 e nos períodos seguintes, a tendência é que serviços na nuvem continuem em destaque. Segundo Monteiro, "temas ligados a cloud, principalmente no que toca o entendimento e utilização integrada e eficiente de ambientes cada vez mais distribuídos por data centers próprios ou não, clouds públicas ou privadas, devem permanecer na pauta das organizações".

Apesar deste movimento, a IDC projeta crescimento modesto para 2020, com recuperação a partir do final de 2021. "Projetos e consultorias voltadas ao desenvolvimento focado no controle e previsibilidade de custos, assim como ferramental que permita o uso mais eficiente dos recursos disponíveis, próprios ou contratados ‘as a service’, devem ser cada vez mais ofertados pelos provedores e buscados pelas corporações", completa o analista da IDC Brasil.


Destaques
Destaques

TIM faz multicloud com Google, Microsoft e Oracle

Depois de anunciar o big data no Google Cloud, a operadora confirma a migração dos datacenters localizados em São Paulo e Rio de Janeiro para as instalações da Oracle e da Microsoft.

Incêndio no maior data center da Europa alerta para estratégia de recuperação de desastre

A OVHcloud, fornecedora de serviços de cloud do governo da França, teve quatro datacenters destruídos pelo fogo, em Estrasburgo, no leste da França. Muitos clientes reclamam de sites e e-mails fora do ar. União Soviética fica sem acesso ao Google e ao You tube.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Como a IaaS está alinhada ao seu negócio?

Por Fábio Lucinari*

Cada vez mais é preciso considerar que as opções convencionais de TI tendem a ser ineficientes no trabalho de auxiliar as companhias a se adaptarem às necessidades e aos desafios do cenário atual. Infraestrutura como serviço oferece soluções projetadas sob medida e aprimoram o consumo da área de tecnologia.

IA, nuvem e IoT exigem data centers mais eficientes

Por Ed Solis*

Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site