Clicky

GESTÃO

Marcelo Fontenele substitui Arthur Sabbat na área de Segurança do GSI

Ana Paula Lobo* ... 09/11/2020 ... Convergência Digital


O departamento de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República tem novo diretor: o coronel Marcelo Paiva Fontenele foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para substituir o coronel Arthur Sabbat, agora, diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 09 de novembro.

Fontenele, que atuava como Assessor Militar no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, é doutor em cibernética, pela Universidade de Reading, Reino Unido. Participou da elaboração de relatório sobre Segurança Cibernética apresentado à Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDEN) em outubro de 2008. Participou do grupo de trabalho (GT) de Segurança das Infraestruturas Críticas da Informação (do Comitê Gestor de Segurança da Informação), do GT Inter-Forças para Implantação do Setor Cibernético no âmbito do Ministério da Defesa em 2010, do Grupo de Pesquisa de Segurança da Informação e Defesa Cibernética da UnB (2012) e do GT para elaboração da Política Nacional de Segurança da Informação (2017).

Participou ainda do GT para implantação do Setor Cibernético conduzido pelo Exército Brasileiro e conduziu o GT para mapeamento das trilhas de conhecimento de Defesa Cibernética, enquanto atuava como chefe do Núcleo da Escola Nacional de Defesa Cibernética (2017-2018). Atuou como Diretor interino do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações da Presidência da República. Integrou o subcomitê de Defesa e Segurança no Ambiente Digital do Comitê Interministerial para a Transformação Digital – CITDigital. Integrou a delegação brasileira em grupos de peritos governamentais das Nações Unidas, nas áreas de crimes cibernéticos e de informação e telecomunicações no contexto da segurança internacional.


Carreira
OAB aponta inconsistências e quer desobrigar sistema eletrônico de cálculos trabalhistas

Com objetivo de uniformizar os cálculos em ações trabalhistas, Justiça do Trabalho definiu que o PJe-Calc será única ferramenta aceita a partir de 2021, proibindo arquivos PDF ou HTML. Mas OAB alega problemas e pede adiamento. 

LGPD: Minicom cria comitê gestor de proteção de dados

Grupo deverá escolher o encarregado de dados da pasta em sua primeira reunião. O prazo dado pela Secretaria de Governo Digital para a escolha do DPO é de 30 dias, a contar a partir da sexta-feira, 20/11.

Servidor aposentado fará prova de vida por reconhecimento facial

Sistema que confere ‘selfie’ com base da CNH e TSE já é usado em projeto piloto do INSS. Iniciativa vai envolver 10 mil servidores aposentados.

Receita prorroga, de novo, prazo para Serpro parar de divulgar NFEs a terceiros

Prazo vencia em julho, depois setembro, depois dezembro e agora vai até março de 2021. 

Compras públicas: Governo credencia 11 instituições para antecipação de valores de licitações

Secretaria de Gestão do Ministério da Economia está desenvolvendo a plataforma na qual fornecedores poderão tomar como crédito valores previstos em contratos com o governo federal. 




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G