Clicky

Convergência Digital

Quer ser um cientista de dados? Especializa-se!

- 11/12/2020

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para curso de especialização em Ciência de Dados. O curso é oferecido em uma parceria entre os departamentos de Computação (DC) e Estatística (DEs), com o objetivo de proporcionar formação em metodologia e técnicas de Ciência de Dados, empregando ferramentas e linguagens computacionais presentes no cotidiano de grandes empresas.

A Ciência de Dados (Data Science) é um campo multidisciplinar que abrange métodos e processos para a obtenção de conhecimento a partir de dados (informação). As soluções empregam métodos de diferentes áreas da Matemática, Estatística, Ciência da Informação, Computação Científica e, principalmente, das subáreas de aprendizado de máquina, classificação, análise de grupos, mineração de dados, banco de dados, visualização, inteligência artificial, métodos preditivos e modelos probabilísticos. As disciplinas do curso abordam dos princípios fundamentais da área até o projeto e a análise de experimentos, e em todas elas há conteúdos teóricos e atividades práticas.

A turma com início previsto para fevereiro de 2021 terá um total de 360 horas de aulas, aos sábados, geralmente em semanas alternadas. A previsão de conclusão é em dezembro de 2022. Inicialmente, devido à pandemia, as atividades deverão ser concretizadas remotamente, mas, regularmente, o curso será presencial. As inscrições seguem abertas até 29 de janeiro. O custo fica em torno de R$ 880,00 para a matrícula, e R$ 850,00 por mês.

O único pré-requisito à participação é a formação em nível Superior, pois o caráter multidisciplinar do curso abriga alunos com diferentes formações acadêmicas. Durante o curso, haverá a necessidade de algum conhecimento em programação e, por isso, está prevista disciplina inaugural de nivelamento. Todas as informações sobre o curso, como corpo docente, disciplinas, valores de investimento, procedimentos de inscrição e seleção, dentre outros, podem ser conferidas em http://cienciadedados.ufscar.br.


Agência Zmes: ciência de dados une tecnologia, negócio e marketing

Sócio-fundador e líder da área de tecnologia e dados da agência de marketing digital, Henrique Makauskas, diz que usar dados trouxe um diferencial competitivo ao negócio. O desafio segue sendo encontrar bons profissionais para trabalhar na área.

Ciência de dados para quem precisa de oportunidade

Em parceria com a escola de tecnologia Resilia, o iFood, está com inscrições abertas para  o Vamo AI, um programa de formação para jovens de baixa renda.São 30 vagas e as inscrições vão até o dia 18 de dezembro.


Ciência de Dados - clique aqui para ver o especial completo
Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2020 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site