Clicky

GOVERNO » Compras Governamentais

Governo prorroga prazo para órgãos indicarem demanda por banco de dados

Convergência Digital* ... 11/02/2021 ... Convergência Digital

O Ministério da Economia prorrogou o prazo para que órgãos e entidades públicas levantem a sua demanda por software de banco de dados e apontem a intenção de uma eventual contratação. A manifestação da intenção de compra deve ser formalizada pela Intenção de Registro de Preços (IRP) nº 04/2021 exclusivamente no Portal de Compras do Governo Federal até 25 de fevereiro.

Os software em questão são sistemas de gerenciamento de banco de dados que possuem recursos capazes de manejar as informações e interagir com o usuário. O certame prevê licenciamentos de direitos permanentes de uso das soluções. “Os contratos têm a assinatura estimada para a 1ª quinzena de junho de 2021 e terão prazo de vigência de 12 meses, a contar da data da sua assinatura, podendo ser renovados até o limite de 60 meses”, explicou Cristiano Heckert, secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. 

“A iniciativa de aquisição de licenças de softwares dialoga com a contratação de serviços de computação em nuvem”, afirmou Heckert. De acordo com o secretário, a estratégia híbrida de utilização dos recursos de computação assegura a disponibilidade e continuidade dos serviços públicos. “Estamos atendendo ao que é recomendado pela Lei 13.460/201. Não pode haver descontinuidade da prestação de serviços”, acrescentou o secretário, referindo-se ao normativo que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

* Com informações do ME


Caixa adere ao login único federal do Gov.br

É a sexta instituição financeira no sistema, depois do Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul e Banco de Brasília, além do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil.

Senado define presidentes das comissões de Ciência e Tecnologia e de Infraestrutura

Rodrigo Cunha (PSDB-AL) vai comandar a CCT, com a ex-presidente Daniella Ribeiro (PP-PB) buscando a vice. Na CI foi eleito Dário Berger (MDB-SC).

Com Minas Gerais, já são 12 estados no login único do Gov.br para acesso a serviços online

Segundo o Ministério da Economia, 74 municípios e as 27 juntas comerciais também aderiram ao sistema de identificação federal. 

ANPD: Brasileiros devem buscar seus direitos junto aos controladores dos dados vazados

Em nota oficial, a Autoridade Nacional orienta o cidadão a entrar em contato com as empresas para indagar se suas informações foram expostas ou não, como se fosse fácil para o consumidor ter acesso a essas organizações.

STF abre caminho para venda de Serpro, Dataprev e Ceitec

Com exceção dos ministros Edson Fachin e Ricardo Lewandowski, a maioria da Corte seguiu a relatora Carmem Lúcia, para quem lei genérica prevendo programa de desestatização basta para autorizar o Executivo. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G