A área técnica da Anatel deu um parecer que destina os 1200 Mhz da faixa de 6GHz para o Wi-Fi e a sua evolução o Wi-Fi 6E, decisão considerada acertada pelo presidente da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas, TelComp, Luiz Henrique Barbosa, ao participar do o seminário Políticas de Telecomunicações, em evento online promovido pelo portal Teletime, nesta segunda-feira, 22/02.
"Já há muito espectro na mão das operadoras de telecomunicações. A distribuição de frequência impulsiona a competição", sustentou o executivo. Ainda de acordo com Luiz Henrique Barbosa, a decisão de conceder a faixa de 6GHz ao Wi-Fi, como faixa não licenciada, também incentiva acordos de ran sharing ( de compartilhamento de frequência) e ao compartilhamento de rede no mercado brasileiro. "Ainda temos muito por fazer para tornar o compartilhamento de infraestrutura um procedimento de rotina", observou.
Nos dias 02 e 03 de março acontece o Wi-Fi 6E no Brasil, organizado pelo Wi-Fi Now, e que vai reunir especialistas do Brasil e do mundo para discutir o estágio atual de uso da faixa de 6GHz para serviços não licenciados e os impactos econômicos, sociais e políticos de destinar os 1200 Mhz para as operadoras competitivas e provedores de serviços.
Entre os convidados, o vice-presidente da Anatel, Emmanoel Campello, e o assessor da presidência da FCC, a Anatel dos Estados Unidos, Umair Javed. O evento é gratuito, mas é preciso inscrição e as vagas são limitadas. clique aqui e inscreva-se.
No Brasil, conselho diretor da Anatel decide se vai destinar os 1200 MHz da faixa ao uso não licenciado, em movimento semelhante ao que já se deu nos Estados Unidos. Movimento semelhante acontece na Europa e no Oriente Médio.
A posição foi defendida pelo presidente-executivo da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas, TelComp, Luiz Henrique Barbosa. "Já temos muito espectro nas mãos das operadoras tradicionais", sustentou. A decisão final será do conselho diretor da Anatel.
Opção do regulador dos Estados Unidos será discutida no evento WiFi 6E Brasil, com o assessor da presidência da FCC, Umair Javed. O evento acontece nos dias 02 e 03 de março.