Clicky

Anatel: Concessão de telefonia não tem garantia de lucro

Luís Osvaldo Grossmann ... 22/02/2021 ... Convergência Digital

Enquanto aguardam quanto vai custar a transformação dos contratos de concessão da telefonia fixa para o regime de autorização em regime privado, Oi e Telefônica querem a instauração de arbitragem com foco em reduzir custos associados de forma a impactar na conta principal. Mas para a Anatel, o movimento parte de um entendimento diverso do regulador. 

“A divergência sobre a sustentabilidade das concessões envolve uma discussão mais ampla. As concessionárias entendem pela obrigatoriedade de que o Poder Público garanta a sustentabilidade econômica da concessão, ainda que seja necessário reduzir seu escopo ou utilizar subsídios públicos. A Anatel defende que o STFC não segue os modelos comuns de concessão. A LGT prevê claramente que a concessão se sujeita aos riscos do negócio. Se o poder Público não interveio no bônus, quando as empresas ganharam com isso, não deve intervir no ônus”, avalia o vice presidente da agência, Emmanoel Campelo. 

Durante debate sobre o tema, nesta segunda, 22/2, no seminário Políticas de Telecomunicações, promovido pelo portal Teletime, representantes da Telefônica e da Oi reconheceram que os pedidos de arbitragem tentam influenciar no que as concessionárias definem como “desoneração” dos compromissos atrelados aos contratos. Ou seja, reduzir de partida o tamanho dos compromissos, com impacto na conta final do saldo da adaptação dos contratos. 

Essa conta, no entanto, só deve aparecer em 2022. Uma metodologia de cálculo foi contratada pela Anatel a uma consultoria internacional. Ela depende, entre outros pontos, de um inventário efetivo do que serão considerados bens reversíveis. 

“Esse assunto sempre foi permeado pela diversidade de interpretações sobre o instituto da reversibilidade. Mas a meu ver tanto a revisão da Lei quanto o Decreto trouxeram luz ao tema eliminando a subjetividade. A lei passou a definir de que o saldo será composto pelo valor econômico dos bens reversíveis que correspondem aos ativos essenciais e empregados. Isso afasta interpretação de que bens não mais usados no STFC seriam reversíveis. E com a definição de valores na proporção do uso para o serviço concedido, isola-se a captura de ganhos pela evolução dos serviços mais modernos”, apontou Campelo.


Wi-Fi 6E Brasil 2021 - Cobertura especial - Editora ConvergenciaDigital

Uso da faixa de 6 GHz avança no mundo. 2021 terá dispositivos e celulares Wi-Fi 6E

No Brasil, conselho diretor da  Anatel decide se vai destinar os 1200 MHz da faixa ao uso não licenciado, em movimento semelhante ao que já se deu nos Estados Unidos. Movimento semelhante acontece na Europa e no Oriente Médio.

Veja mais matérias deste especial    •    Inscrição gratuita - Clique aqui

CVM cobra Telebras que anuncia renovação por 10 anos de contrato com Eletrobras

Acordo vale para o uso de fibras óticas e infraestrutura de telecomunicações com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte) e Furnas Centrais Elétricas S/A (Furnas). Estatal teve movimentação atípica de ações.

Minicom: “Queremos o 5G standalone, que é o 5G de verdade, não um 4G plus”

Ao concluir viagem à Europa e Ásia para falar com fabricantes de equipamentos, o ministro das Comunicações, Fabio Faria, avisou que o governo também defende a exigência do release 16 do 3GPP no leilão da quinta geração. 

Claro e Vivo se isolam contra a exigência do 5G pleno

TIM, provedores regionais, pequenos prestadores e operadoras competitivas reforçaram aos parlamentares que 5G pleno não custa mais nem atrasa implementação no Brasil.

Anatel publica regras para fim das concessões de telefonia

Regulamento de Adaptação do STFC traz prazos e procedimentos para Oi, Telefônica, Claro, Algar e Sercomtel decidirem sobre a migração do regime público para privado. 




  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G