Clicky

Home - Convergência Digital

WEG testa planta piloto com 5G privado standalone da Nokia

Ana Paula Lobo* - 24/02/2021

A WEG,  uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, está fazendo um piloto com 5G privado standalone para fomentar projeto de indústria 4.0. A fornecedora escolhida foi a Nokia, por meio da plataforma Nokia Digital Automation Cloud (DAC). Os valores do contrato não foram revelados pela parte. O piloto conta com parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Anatel.

 O projeto, com duração prevista de um ano, está sendo desenvolvido em um ambiente real de produção, em uma das fábricas da WEG, em Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina. Os resultados contribuirão para os estudos da Anatel sobre regulação das redes privadas 5G para usos empresariais.

A fábrica terá a função de laboratório, em que uma rede privada 5G será testada simultaneamente a uma rede convencional de uma operadora. Serão desenvolvidos vários casos práticos e avançados de Indústria 4.0, para verificar o ganho de produtividade que a solução poderá trazer, permitindo consolidar modelos consistentes a serem aplicados em projetos de automação industrial.

Pensando no avanço da tecnologia pós-pandemia e nas melhores condições de uso do 5G, serão avaliadas duas radiofrequências: uma, abaixo de 6 gigahertz (GHz), e, outra, mais alta, entre 27,5 GHz e 27,9 GHz. Um instituto de pesquisa independente fará as devidas análises de desempenho.

“O projeto da planta piloto 5G na WEG trará a possibilidade não somente de apoio aos estudos oficiais do emprego da tecnologia no Brasil, como também acelerará o desenvolvimento e testes de produtos e soluções WEG/V2COM para nossos clientes”, diz Guilherme Spina, diretor da V2Com, do grupo WEG.

Para o head de Enterprise da Nokia para América Latina, Marcelo Entreconti, mostra que o país terá com o 5G um avanço no patamar da Indústria 4.0. "Com nossa tecnologia, levamos aumento de produtividade para diversos setores. Estamos comprometidos com as demandas da Indústria, desde a capacitação das pessoas, a exemplo de nosso projeto com o OpenLab Senai, bem como o desenvolvimento de casos de uso como os que estão sendo testados e aplicados pela WEG", adiciona o executivo.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

09/06/2021
Com 5G e Edge, redes das teles serão plataformas definidas por software

07/06/2021
Inmarsat vai à justiça contra 3,5GHz exclusivo para 5G na Holanda

02/06/2021
Minicom leva TCU aos EUA para aparar arestas com relação ao leilão 5G

02/06/2021
Câmara cobra explicações do TCU, Minicom e Anatel sobre edital do 5G

01/06/2021
O 5G ainda está à espera do leilão, mas Inatel e RNP lideram projeto Brasil 6G

01/06/2021
Itália permite acordo restrito entre Vodafone e Huawei no 5G

31/05/2021
Huawei se diz disposta a abrir o código-fonte do software 5G para o governo dos EUA

31/05/2021
Anatel: Questionamentos do TCU não impedem leilão do 5G em 2021

28/05/2021
TIM expande parceria e abastece quase mil antenas e torres com energia solar

27/05/2021
5G salva a indústria de smartphones

Destaques
Destaques

GSMA faz ofensiva para reverter decisões a favor do Wi-Fi na faixa de 6GHz

Associação da indústria móvel admite, porém, que os países, na sua maioria, estão decidindo por dar a faixa de 6GHz, com 1200 Mhz, para os serviços não-licenciados, mas adverte: o 5G vai precisar de 2GHz de espectro na próxima década para oferecer todo o seu potencial.

STJ: É ilegal polícia clonar celular de investigado

Para o Superior Tribunal de Justiça, além de constituir uma forma ilícita de interceptação, esse procedimento acarretaria a suspensão indevida da comunicação telefônica e telemática dos investigados.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

5G e a expansão da capacidade de inovação

Por Alex Takaoka*

Segurança da informação, interoperabilidade e infraestrutura ocuparão um papel importante na implantação da tecnologia 5G.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site