Clicky

GOVERNO

Caixa adere ao login único federal do Gov.br

Convergência Digital* ... 25/02/2021 ... Convergência Digital

A Caixa Econômica Federal é a sexta instituição financeira a aderir ao sistema de identificação eletrônica do governo federal, o login único do portal Gov.br. Adiciona seus 47 milhões de clientes aos do Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul e Banco de Brasília (BRB), além do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob).

A plataforma é gerida pela secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. A ideia é que o cliente acessa um serviço público com suas credenciais bancárias, mas o governo federal indica que somente tem acesso aos dados básicos, como o nome completo e o CPF, sendo esse último é a chave para os serviços no portal.

No Gov.br, o cidadão pode escolher a forma para se identificar: utilizar as credenciais do banco, utilizar certificado digital (caso possua), validação facial ou até mesmo usuário e senha cadastrados no próprio portal. Não é obrigatório utilizar a senha da Caixa – o cliente poderá escolher a opção que lhe parecer mais conveniente. 

“A implantação é mais uma maneira de o banco contribuir para a inclusão digital, facilitando o acesso dos clientes a diversos serviços públicos do Governo Federal”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. 

Atualmente, 93 milhões de pessoas têm cadastro no Gov.br, que também permite o acesso a serviços digitais do Distrito Federal, de 11 estados e de 74 municípios. Os estados já integrados são: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. As 27 juntas comerciais do país também estão interligadas ao Gov.br.

* Com informações do ME


LGPD: cidadão vai controlar dados pessoais pelo portal Gov.br

Promessa é secretário de governo digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro. Plataforma permitirá ao cidadão revogar autorizações, ou reclamar à CGU.

Economia será o 'tinder' do financiamento para evitar desperdício no governo digital

“Não faz sentido um estado investir em uma identidade digital se já temos uma no governo, ou dois municípios gastarem com plataforma de gestão de tributo local”, explica o secretário Luis Felipe Monteiro.

Estados e municípios vão ficar com US$ 1 bilhão do BID para digitalização

Ao Convergência Digital, o secretário de governo digital, Luis Felipe Monteiro, assegura: “Impacto na economia vai chegar a R$ 100 bilhões."

Deputados aprovam urgência para o PL de privatização dos Correios

União teria a obrigação de  prover o serviço postal universal, que inclui encomendas simples, cartas e telegramas. Todos os outros produtos poderão, se o PL 591/21 for de fato aprovado no Congresso Nacional, serem repassados à iniciativa privada.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G